A Unidade Territorial Estratégica Ribeirão Caeté-Sabará localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. A Unidade possui uma área de 331,56 km2 e sua população chega a quase 83,5 mil habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão Sabará, Córrego Caeté, Ribeirão Juca Vieira e Ribeirão Gaia.

Assista ao vídeo

.
A UTE Ribeirão Caeté-Sabará possui três Unidades de Conservação (UC) inseridas parcialmente em seu territério, somando aproximadamente 3.142,14 ha de áreas protegidas (9,48% da área total da UTE). Quanto à administração dessas áreas, uma UC é estadual e duas são municipais. Quanto à prioridade, 70% da área da UTE é considerada Especial para conservação.

Quanto à susceptibilidade erosiva, a UTE apresenta 79,49% de seu território com forte fragilidade à erosão e 18,45% com média fragilidade à erosão.

Na UTE Ribeirão Caeté-Sabará a captação de água para o abastecimento urbano é pequeno. Os municípios de Caeté e Sabará utilizam captação da UTE Rio Taquaraçu e do sistema Rio das Velhas. A unidade apresenta o sexto maior consumo per capita na Bacia do Rio das Velhas (150,35 l/hab dia) e índices elevados de desperdício na distribuição de água.

Os municípios de Caeté e Sabará possuem tratamento de água convencional. No que se refere aos efluentes, a UTE apresenta um baixo índice de tratamento (5,27%). Em Sabará, há projeto de construção de uma ETE com capacidade para tratar 235 l/s. Quanto aos resíduos sólidos, os municípios de Caeté e Sabará têm como destinação final o aterro sanitário, o qual é caracterizado por adequada disposição do lixo no solo, sob controle técnico e operacional permanente.

As águas nas estações no Rio das Velhas são enquadradas nas classes 2 e 3, em trechos distintos do Rio, enquanto os córregos Caeté e do Galinha estão enquadrados na Classe 2 e o Ribeirão Sabará, Classe 3. O estudo mostra que os principais agentes de degradação das águas superficiais na UTE Ribeirão Caeté-Sabará devem-se, sobretudo, aos lançamentos de esgotos domésticos e ao aporte de carga difusa.

Leia a versão digital da cartilha

Vejas as fotos da região

Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará

O Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará foi instituído no dia 6 de outubro de 2006, composto pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia.

Composição dos Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará

Poder Público

Titulares

1 Prefeitura de Caeté Fernanda Bárbaro
2 Prefeitura de Sabará Manuela da Matta
3 Fundação Nacional de Saúde – FUNASA Pedro Castro Andrade Gontijo
4 ARMBH Nísio Miranda

Suplentes

1 Prefeitura de Caeté Mélques de Paula Brito
2 Prefeitura de Sabará Isaque Roberto Oliveira
3 Prefeitura de Sabará Richardson de Oliveira Silva
4 Prefeitura de Caeté Geane Borges

 

Usuários de Água

Titulares

1 AngloGold Ashanti Rodrigo Oliveira
2 SAAE Caeté Lidiany A.P Fonseca
3 Jaguar Mining George Magalhães
4 Em aberto

Suplentes

1 Clube Campestre de Caeté José Soares Filho
2 SAAE Caeté Frederico Lopes Pereira
3 Em aberto
4 Em aberto

 

Sociedade Civil

Titulares

1 Sou Sabará Jeferson Paes dos Santos
2 Ong Macaca Ademir M. Bento
3 Faculdade de Sabará Luiz Gonzaga Sette
4 Associação de Moradores do Bairro Europeu – Caeté Thomaz Henrique Moreira de Castro
Suplentes
1 SOPROGER Tiago Henrique Santos
2 Associação Comunitária de Morro Vermelho – Caeté Maria Helena
3 Grupo G6 + Turismo e Cultura Alexandre Oliveira
4 Instituto Sabarense de Educação e Cidadania – ISEC Rosangela Pereira de Souza

Conheça a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Caeté-Sabará

SCBH_Caeté_Sabará_1500px