O recém-lançado “Atlas Esgotos”, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) trata do mais completo levantamento já realizado sobre o esgotamento sanitário no país, cobrindo todos os municípios do Brasil, e incluindo dados das vazões e das cargas de esgotos geradas, coletadas, tratadas e não tratadas.

Com relação ao tratamento de esgotos, há informações sobre o processo de tratamento utilizado em cada município, uma avaliação simplificada do impacto do lançamento dos esgotos no corpo de água receptor e uma estimativa dos gastos necessários para o controle da poluição.

Sob esse tema, no dia 30 de novembro, às 10h, durante o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, o professor Marcos Von Sperling irá falar sobre a despoluição de bacias hidrográficas.

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Von Sperling é Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College, em Londres. Possui experiência de 38 anos na área de tratamento de esgotos e controle da poluição das águas. É professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, autor de diversos livros, trabalho e de textos publicados em anais de eventos e em periódicos científicos.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br

Categorias: --Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

--Notícias

Confira o vídeo de encerramento do III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais

O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais foram encerrados, na tarde do dia 30 de novembro, com a apresentação de documentos e encaminhamentos que resultaram Leia mais…

--Notícias

Palestra 23: ‘A sociedade na luta pelas águas: Gandarela’

Palestrante: Maria Tereza Corujo (Teca) Representando a sociedade civil, Maria Tereza Corujo, mais conhecida como Teca, da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Águas do Gandarela e conselheira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas Leia mais…

--Notícias

Palestra 22: ‘Estudo hidrogeologico da aba oeste do Sinclinal Moeda – Metodologias e avaliações’

Palestrante: Danilo Almeida Danilo Almeida, da Water Services Brasil, apresentou um Estudo hidrogeológico da aba oeste do Sinclinal Moeda – sistema montanhoso com grandes reservas de água subterrânea que começa ao sul de Belo Horizonte, Leia mais…