Semana Rio das Velhas 2023 tem início em Ouro Preto com exposições, visitas técnicas e debates

27/06/2023 - 9:40

A Semana do Rio das Velhas, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), iniciou a sua programação nesta segunda-feira (26). A primeira parada da programação foi a 102 km de Belo Horizonte, no Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, no Alto Velhas, local onde se encontra a principal nascente do rio.


Durante o dia, alunos de escolas públicas e particulares do município estiveram no local visitando a Exposição itinerante “Velhas, Eu Faço Parte”, que possui totens com informações sobre o rio, sua fauna e flora, ciclo hídrico, curiosidades e histórias. Além disso, os alunos realizaram visitas técnicas às águas das nascentes no parque e aprenderam na prática a importância de preservar o recurso hídrico.

O professor de Geografia da Escola Municipal Padre Carmélio, Adilson Parma Mendes, esteve na exposição e disse que a visita técnica, a exposição e a programação da Semana do Rio das Velhas concretizam os ensinamentos feitos na escola. “Eu já venho trabalhando este tema com os meus alunos, a questão do ciclo da água, da fotossíntese e da preservação. Então casou, foi uma surpresa. Eu amo este lugar, então considero que eu e os alunos ganhamos um presente.” afirmou o professor.

Tainara Teixeira, supervisora administrativa do Parque das Andorinhas pela Fundação Gorceix, disse em nome de toda a equipe a satisfação de receber o Comitê e fazer parte deste momento. “O Rio das Velhas nasce aqui, então é muito importante o Comitê estar presente e trazer informação e conhecimento para cá, semear para as crianças a importância do parque para Ouro Preto, para o estado e também para o Brasil”.

O Secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, vê que há um pertencimento maior das pessoas em relação ao parque e ao Rio das Velhas. “O Parque das Andorinhas é a unidade de conversação mais visitada da Região do Inconfidentes, e inteiramente financiado por recursos municipais”.

De acordo com o secretário, o parque ainda enfrenta alguns desafios como a proximidade da área urbana, a cultura rural, a presença de animais e a possibilidade de queimadas. Contudo, são desafios passíveis de serem controlados e que este é o momento de se debater. “É muito importante estarmos reunidos para debater sobre este local que é importante para o Rio das Velhas”.

Ainda pela manhã, membros e parceiros do CBH Rio das Velhas realizaram uma caminhada ecológica e visita técnica à nascente do rio.

O Parque Natural Municipal das Andorinhas, localizado em Ouro Preto, tem uma área de 557 hectares, possui 6,27 km e compõem parte da porção sul do maciço meridional do Espinhaço. O Parque está inserido na Unidade Territorial Estratégica Nascentes que se localiza no Alto Rio das Velhas e a região possui a atuação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Nascentes, criado em 22 de agosto de 2014.


Confira mais fotos do dia de abertura da Semana Rio das Velhas 2023:


Diálogos Regionais: Subcomitês do Alto Rio das Velhas

Durante a tarde, membros dos Subcomitês do Alto Rio das Velhas e parceiros se reuniram com o objetivo de promover maior integração entre os colegiados, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão. A valorização de ativos ambientais, a promoção do ecoturismo, o fortalecimento da participação social em eventos e fóruns, a articulação com atores institucionais, a continuidade do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) nas sub-bacias, o fortalecimento dos sistemas locais de crédito de carbono, a formação de jovens agentes ambientais e o diagnóstico de atores socioambientais foram os principais assuntos discutidos.

O cacique da Comunidade Indígena Borum-Kren, Danilo Campos da Silva, aprovou o momento de integração entre os membros dos Subcomitês da mesma região fisiográfica da bacia. “Nós, como povo originário do Alto Rio das Velhas, Alto Rio Doce e Alto Paraopeba, e, até então, o único da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, consideramos muito importante estarmos juntos deliberando assuntos e ações que preservem esse sistema com um todo”.

Danilo ainda explica que as deliberações foram feitas por meio de debates com outros Subcomitês, a fim de identificar e melhorar ações que já são praticadas e amadurecer outras para que possam ser executadas.



Programação continua

A programação da Semana do Rio das Velhas continuará por Confins (27) e Curvelo (28). O ponto alto da Semana será em 29 de junho, Dia do Rio das Velhas, quando o Comitê completa 25 anos de atuação. Uma plenária comemorativa, com a presença de várias pessoas que ajudaram a construir a história deste CBH singular, marcará a celebração. O encerramento será em Várzea da Palma (30). Uma barqueata percorrerá o encontro das águas entre o Velhas e o rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves