Comitê investe R$ 940 mil na construção de 450 barraginhas na região da foz

06/10/2017 - 12:08

A todo vapor, o projeto de recuperação hidroambiental da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Guaicuí, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), tem viabilizado a construção de 450 bacias de contenção, também conhecidas como barraginhas, nas margens de estradas rurais dos municípios de Lassance e Várzea da Palma. O CBH Rio das Velhas está investindo mais de R$ 940 mil no projeto que é executado pela empresa Localmaq. Segundo a contratada, até o momento foram construídas 150 barraginhas e a previsão é que até o outubro sejam finalizadas as demais.

O projeto inclui também a recomposição florestal, através do plantio de mudas, e cercamento de três nascentes, em um total de 2,4 hectares; a elaboração de diagnósticos, identificando os principais fatores de pressão, áreas de recarga hídrica e justificando as áreas de intervenção; e atividades de educação ambiental e mobilização socioambiental. “[O projeto] é uma demanda da Emater de Lassance e estruturado de forma conjunta entre o Subcomitê Guaicuí, o CBH Rio das Velhas e a Agência Peixe Vivo”, explica o coordenador-geral do SCBH Guaicuí, Jacqueson Azevedo Souza.

São três as sub-bacias da UTE Guaicuí que tem recebido as intervenções: a do Ribeirão Corrente, em Várzea da Palma, e as dos Ribeirões São Gonçalo de Tabocas e do Cotovelo, em Lassance – essa última com as obras em estado mais avançado. Segundo Mauro Célio Rodrigues, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Palmeiras, o projeto tem uma importância significativa para a comunidade rural. “Essa obra é de grande valor porque retém as águas da enxurrada das estradas, reforça o lençol freático e protege o nosso Rio Cotovelo, que é afluente do Rio das Velhas. A comunidade toda está gostando”, conta.

O Projeto de Recuperação Hidroambiental da UTE Guaicuí foi aprovado no primeiro chamamento público de projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015. Um ano antes, porém, obra semelhante já havia sido viabilizada na região. Um dos beneficiados na ocasião foi José Divino Soares, produtor rural e líder da associação comunitária de Morada Nova, que explicou o que já é observado pela população. “Identificamos muitas melhorias. Vimos que em alguns lugares a água voltou e a vegetação do entorno também”, conta.

 À esquerda, os líderes comunitários Mauro Célio Rodrigues e José Divino Soares em meio à construção de barraginha na comunidade de Palmeiras. À direita, o coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí, Jacqueson Azevedo Souza.

Deletina Pinto de Almeida, presidente da Associação de Morada Nova e produtora rural, também teve cinco barraginhas construídas em sua propriedade na ocasião anterior e agora festeja outras duas que serão feitas. “É muito bom, porque a terra fica mais úmida, o que melhora o plantio. Além disso, antes, a água que descia da enxurrada entrava toda aqui dentro de casa”, diz. Embora as intervenções sejam em sua propriedade, os benefícios se estendem à toda região.

A importância da conservação dos recursos hídricos

As barraginhas são construídas com o propósito de auxiliar a coleta das águas provenientes do escoamento superficial das estradas rurais, contendo os sedimentos, evitando o assoreamento dos corpos hídricos, promovendo a recarga de água subterrânea e a conservação das estradas vicinais. Já o plantio de mudas e o cercamento de nascentes buscam evitar ou reverter processos de degradação, promovendo a manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos. “O objetivo maior deste projeto na verdade é a mobilização. É o fato de estarmos conseguindo levar a importância da conservação dos recursos hídricos, através dos projetos hidroambientais, para os cantos mais remotos da bacia”, conclui Jacqueson.

Veja fotos das obras e da região:

UTE Guaicuí

A UTE Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes. Esta UTE envolve a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Rio das Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre a UTE Guaicuí e UTE Rio Curimataí.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br