90ª Plenária do CBH Rio das Velhas apresenta situação das contratações dos projetos de demanda espontânea e novos conselheiros

29/06/2016 - 23:30

Aconteceu na última sexta-feira (24/06) a 90ª Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), no auditório do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em Belo Horizonte para discutir assuntos ligados à Bacia. Estiveram presentes: o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, o vice-presidente, Ênio Resende de Souza e o secretario, Renato Júnio Constâncio que presidiram a mesa, bem como conselheiros e convidados.

Na ocasião foram apresentados os novos conselheiros do Comitê. Confira a tabela com as alterações:

Instituição

Conselheiro atual Conselheiro anterior

Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Antônio Humberto Soares de Paula Mota

Flávia Araújo Gonçalves

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE)

Guilherme Augusto Duarte de Faria Lorena Cristina da Silva Ribeiro
Instituto Mineiero de Agropecuária (IMA)  Renato Coutinho Siqueira

Francisco Xavier Maia

Prefeitura de Santana do Riacho

Alfredo Ferreira Costa Filho

Diego Cirino Teixeira

Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Parque Nacional da Serra do Cipó (Ampasc)

Gesner Fereira Belisário Júnior

Lívia de Paiva Pacheco

Projeto Metamorfose (Prometa) Francisco de Assis de Oliveira

Fernanda Figueiredo Machado de Alvarenga

Contratação dos projetos de demanda espontânea

A assessora técnica da AGB Peixe Vivo, Patrícia Sena, apresentou a situação das contratações dos projetos de demanda espontâneas apresentados e aprovados em 2015. Dos 38 projetos aprovados, 17 serão contratados ainda em 2016.

Entre os contratos assinados estão os seguintes projetos: Biomonitoramento contratado em fevereiro de 2015; Elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, contratado em abril de 2016 e Revitalização das Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas e Divulgação de Práticas Ambientais para Proteção e Conservação das Nascentes, contratado em abril de 2016. O projeto Revitalização das Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça e Divulgação de Práticas Ambientais para Proteção e Conservação das Nascentes foi judicializado e aguarda decisão.

Já o desenvolvimento e elaboração de Projetos de Saneamento Básico na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas estão em fase de análise técnica. O restante foram contratados os Termos de Referência e foram divididos em três lotes:

  • Desenvolvimento e elaboração de Termos de Referências para contratações de projetos hidroambientais na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, UTEs Cipó, Paraúna, Santo Antônio e Maquiné, Peixe Bravo, Bicudo, Curimataí pelo empresa Consominas.
  • Desenvolvimento e elaboração de Termos de Referências para contratações de projetos hidroambientais na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, UTEs Poderoso Vermelho, Jequitibá, Picão, Guaicuí pela empresa Myr.
  • Desenvolvimento e elaboração de Termos de Referências para contratações de projetos hidroambientais na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, UTEs Nascentes, Itabirito, Águas da Moeda, Arrudas, Onça, Carste pela empresa Cobrape.

Além disso, está em fase de contratação uma empresa especializada para o desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (SIGA VELHAS).

Veja a apresentação

 

Projeto de Comunicação 

Os resultados das ações do Projeto de Comunicação também foram apresentados na Plenária. Os principais resultados são:

  • Atualização constante do portal do CBH Rio das Velhas, com uma média de 20 matérias por mês. A média de acessos do portal cresce constantemente e, atualmente, possui uma média de 120 acessos por dia.
  • Produção de 23 cartilhas sobre o PDRH; cartilhas online (subsite de cada UTE); produção de folders sobre os temas Água Como Direito Humano, CBH Rio das Velhas e Subcomitês, Queimadas, Plano Municipal de Saneamento Básico, Indicadores Básicos de Qualidade da Água e Semana do Rio das Velhas; produção de banners com os mapas das UTEs, CBH Rio das Velhas e Enquadramento dos Corpos d’água.

Também foram produzidas quatro edições do Boletim Informativo, duas edições da Revista do CBH Rio das Velhas, realizado o monitoramento das mídias, dentre outras ações.

Veja a apresentação

 

Além dos pontos mencionados acima, outro importante assunto abordado foi a criação do Grupo de Controle da Turbidez do Rio Itabirito.

Veja as fotos da Plenária

[Gallery-H album=’6301657290162501041′ template=’t1]

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br