Barragens de rejeitos é tema de discussão na Câmara Municipal de Belo Horizonte

17/12/2015 - 10:16

Na quinta-feira (10), aconteceu na Câmara Municipal de Belo Horizonte, audiência pública que abordou o tema das barragens de rejeitos instaladas na Região Metropolitana da capital mineira. Estiveram presentes os vereadores Gilson Reis e Sérgio Fernando de Belo Horizonte e Ricardo Henrique de Rio Acima, bem como representantes do poder público e lideranças de movimentos sociais e ambientais.

Os presentes levantaram questões a respeito da segurança das barragens instaladas na RMBH, cobraram um aprimoramento da técnica de construção de barragens e destacaram medidas a serem adotadas para que outros rompimentos não aconteçam.

Os líderes dos movimentos sociais e ambientais chamaram atenção para a barragem da Mundo Mineração em Rio acima, situada na região do Alto Rio das Velhas. A barragem da Mundo Mineração situa-se nas proximidades da estação de Bela Fama que é responsável por grande parte do abastecimento de Belo Horizonte e de sua região metropolitana. Nesse contexto, os vereadores juntamente com os demais presentes manifestaram preocupação com o fato de a barragem estar localizada próxima a um local de grande importância para o abastecimento.

Além disso, as lideranças dos movimentos ambientais informaram sobre uma possível construção de uma nova barragem de rejeitos no terreno conhecido como Fazenda Velha, localizado também na cidade de Rio Acima.


Líderes de movimentos sociais e ambientais alertam sobre a segurança das barragens de rejeitos na RMBH. Rompimento da barragem de rejeitos da Herculano Mineração em Itabirito (Setembro de 2014). Confira a matéria relacionada.

Encaminhamentos

No fim da audiência, os vereadores Sérgio Fernando e Gilson Reis anunciaram a realização de visita técnica à Fazenda Velha, com o objetivo de conhecer o espaço e discutir com agentes locais os eventuais impactos da construção da represa. Os vereadores esperam ainda realizar reunião com o prefeito de Rio Acima, Wanderson Lima, para discutir o assunto e propuseram a criação de uma comissão especial para tratar do tema das barragens da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Veja as fotos da audiência

[Gallery-H album=’CameraMunicipal10122015BeloHorizonte’ template=’t1]

Mapa com as barragens no território do Alto Rio das Velhas (46 barragens)

BARRAMENTOS_CNB_DNPM_1500px

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br