Os membros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) reuniram-se para avaliar a solicitação de outorga da empresa Horizonte Têxtil, no dia 21 de dezembro, na sede do Comitê, em Belo Horizonte.

A Horizonte Têxtil

O representante da empresa, Bruno Lorenzato, apresentou para a Câmara as características do empreendimento e esclareceu dúvidas dos presentes. Bruno disse que o empreendimento está localizado há mais de 50 anos no local e que não apresenta grandes impactos ambientais.

A unidade de produção da Horizonte Têxtil localizada no município de Santana do Riacho, utiliza de potencial hidrelétrico para a geração de energia. Para isso, o empreendimento se beneficia do barramento Coronel Américo Teixeira situado no Ribeirão Riachinho, para fins de produção de energia para sua produção.

montagem_lapinha da serra
Barramento Coronel Américo Teixeira utilizada para a produção de energia elétrica (Crédito: Acervo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso)

O Ribeirão Riachinho é afluente do Rio Parauninha, afluente do Rio Cipó, que por sua vez é afluente do Rio das Velhas.

montagem_santana do riachoDa esq. p/ dir.: Córrego Riachinho e Rio Parauninha em Santana do Riacho (Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso – Bianca Aun)

Mapa de Localização – Ribeirão Riachinho

mapa-de-localizacao-web-1500px

Relatório Técnico SUPRAM – Processo de outorga Nº 2128 – 2014

O secretário da CTOC, Tarcísio de Paula Cardoso, avaliou a solicitação de forma positiva e disse que o Comitê irá acompanhar o empreendimento.

Veja as fotos da reunião


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br