Mapa de Ações

O Mapa de ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas tem como objetivo espacializar as ações realizadas pelo Comitê na bacia do Rio das Velhas. São apresentados dados referentes a eventos de Mobilização, de Educação, de Capacitação, assim como Seminários, Projetos Hidroambientais concluídos e em andamento, Planos de saneamento e informações de destaque do Plano diretor de Recursos hídricos na bacia do Rio das velhas.

A base principal de informações utilizada foi elaborada para o Plano diretor de Recursos hídricos da Bacia do Rio das Velhas. Este documento gerou uma base de dados com diversas informações que são importantes para o acesso e para o conhecimento de todos os cidadãos, instituições e estudiosos da bacia do Rio das Velhas.

As ações do Comitê de bacia do Rio das Velhas são realizadas e elaboradas com a participação dos subcomitês que são unidades políticas descentralizadas com atuação nas regiões hidrográficas das Unidades Territoriais Estratégicas do Rio das Velhas. Os subcomitês são uma subdivisão da bacia para facilitar o encontro, a mobilização e a gestão dos conflitos, definição de prioridades de atividades para os diferentes lugares da bacia, respeitando a diversidade e as particularidades de cada território.

Utilizar o sistema web-GIS do CBH Rio das Velhas é muito fácil! Consulte as camadas, ligando e desligando cada nível de informação de acordo com seu interesse e prioridade.

Para visualizar o mapa ampliado diretamente no Google CLIQUE AQUI.

As camadas são:

Municípios da Bacia do Rio das Velhas: Contém dados estatísticos de desenvolvimento econômico e informações dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Unidades Territoriais: Informações sobre subcomitês, sobre a região, sobre o andamento de Projeto hidroambiental (quando houver), seminários promovidos, e a quantidade de reuniões ordinárias do subcomitê envolvido.

Limite da Região Metropolitana: Limites da região metropolitana de Belo Horizonte.

Unidades de Conservação: Considerando as Unidades de Conservação (estaduais, distritais e federais) cadastradas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação e outras áreas com status de proteção também estão inseridas.

Análise Integrada: É a metodologia para analise integrada do diagnóstico da bacia do Rio das Velhas. Utilizando o sistema de agendas que busca definir os aspectos que melhor traduzem a situação geral das UTEs. Está analise gera subsídios para posterior construção do prognóstico da bacia e de planos e programas de gestão de recursos hídricos.

Hidrografia: Está subdivida pela segmentação das regiões da bacia: baixo, médio baixo, médio alto, alto. A base de dados de hidrografia apresentada foi disponibilizada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, por meio do portal InfoHIDRO.

Este mapa sempre estará em constante atualização, pois novas informações sempre poderão ser incorporadas a esta base.

Você acha que está faltando alguma informação?
Envie um e-mail com sua sugestão de dados e veremos se é possível disponibilizar no sistema web. O mesmo vale para estudos e dados realizados por outras instituições. Basta entrar em contato através dos e-mails cbhvelhas@cbhvelhas.org.brizabel.nogueira@cbhvelhas.org.br e poderemos disponibilizar os dados de pesquisa em nossa base de dados.