Coleta de amostragens é realizada no Rio das Velhas para o projeto de Biomonitoramento

14/06/2016 - 19:56

A coleta de amostragens do projeto de “Biomonitoramento da Ictiofauna e Monitoramento Ambiental Participativo na Bacia do Rio das Velhas”, aconteceu entre os dias 30 de maio a 03 de junho no Médio e Baixo Velhas em Curvelo, Corinto, Lassance e Barra do Gauicuí. E entre os dias 06 de junho a 10 de junho no Alto Velhas em Lagoa Santa, Santa Luzia, Nova Lima e São Bartolomeu.

montagem1
Coleta de amostragens no Rio das Velhas, em Lassance.

O objetivo da coleta é de detectar os impactos sobre o meio ambiente, e de monitorar os efeitos destes sobre as comunidades biológicas em resposta às ações empreendidas na Bacia, como o tratamento de esgotos, regularização da coleta e disposição de resíduos sólidos, implantação de matas ciliares e dentre outros.

Nesse contexto, o projeto visa realizar coletas e monitoramento da ocorrência e distribuição da fauna de peixes do Rio das Velhas e de seus principais tributários; implantar um sistema de monitoramento ambiental participativo (MAP) que permita acompanhar as mudanças das qualidades da água e avaliar as possíveis causas de mortandade dos peixes na bacia do Rio das Velhas. O projeto é financiado pelos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos.

montagem-2
Rio das Velhas, em Lassance.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br