Com programação conjunta com o 30° Festival de Folclore de Jequitibá, tem início o 8º Encontro de Subcomitês

07/09/2018 - 12:42

A abertura oficial do 8° Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) aconteceu, no início da noite de ontem (6), no município de Jequitibá, no Médio Rio das Velhas. Até amanhã (8), uma vasta programação – conjunta com o 30° Festival de Folclore de Jequitibá – buscará aprimorar os processos de gestão participativa dos Subcomitês e permitir a troca de experiências sobre os projetos hidroambientais e demais ações em curso.

“É um prazer estarmos aqui com 18 Subcomitês presentes para pensar o Rio das Velhas, pensar os nossos destinos, os nossos caminhos. Esse evento é o maior exemplo que, juntos, sociedade civil, poder público e setor privado, podemos sempre fazer melhor”, disse o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, uma das autoridades chamadas ao palco principal.

Ao seu lado, o prefeito de Jequitibá, Humberto Reis, deu boas vindas aos presentes e destacou a parceria com o CBH Rio das Velhas na realização do evento e na condução de diversas ações socioambientais no território. “Não foi fácil fazer esse evento, num momento difícil ao qual o país atravessa. Só foi possível com a parceria com a CBH Rio das Velhas e outras instituições. Serão quatro dias de evento que Jequitibá estará de portas abertas a todos”.

Durante esse primeiro dia de encontro, além das ações culturais do 30° Festival de Folclore de Jequitibá, foi repassada a programação específica do Encontro de Subcomitês. De Itabirito, no Alto Rio das Velhas, veio Odilon de Lima, um dos representantes do subcomitê local. Ele acredita que o evento será uma oportunidade importante para conhecer outras experiências. “Eu acho que será muito aprendizado, muita troca de saberes. Coincidindo então com o Festival de Folclore de Jequitibá, acredito que será uma boa oportunidade para aprenderemos sobre tudo isso”, disse.

A programação segue hoje com a apresentação dos resultados do questionário respondido pelos conselheiros e palestra sobre o tema ‘Subcomitês: desafios e avanços para a gestão participativa’, pela manhã. À tarde, haverá o treinamento de Media Training oferecido pela TantoExpresso, empresa executora do Programa de Comunicação Social do CBH Rio das Velhas, e o momento ‘Fala que eu te escuto: troca de experiências sobre projetos hidroambientais e outras ações executadas nas UTEs’.

Confira as fotos da abertura:

8º Encontro de Subcomitês

Com o tema ‘O Território Que Eu Cuido’, o 8º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) acontece, esse ano, no município de Jequitibá, no Médio Rio das Velhas, entre 06 e 08 de setembro. O evento terá uma programação especial conjunta com o 30° Festival de Folclore de Jequitibá.

O Encontro de Subcomitês tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.

Os Subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do Rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas. Outra atribuição do Subcomitê é revelar os conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais constatados.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br