Plano de Comunicação Relacionamento ajuda no fortalecimento da imagem do Comitê.

Texto: Luiza Baggio

O conceito de comunicação deriva do latim “communicare” cujo significado é tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões, conferenciar. A comunicação implica em participação, trocar mensagens, em emissão ou recebimento de informações. São exatamente essas as intenções do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) ao implantar o Projeto de Comunicação: assegurar a oferta e difusão de informações sobre as ações e gestão do Comitê.

Como o público-alvo do CBH Rio das Velhas possui diversos atores envolvidos em diferentes lugares, exige um plano de comunicação estruturado de forma estratégica para que nenhuma informação importante fique pelo caminho. Para cumprir essa missão, o Comitê contratou por processo licitatório a Tanto Expresso que, desde agosto de 2014, desenvolve este projeto.

O diretor de comunicação da Tanto Expresso, Rodrigo Rezende de Angelis, explica que o objetivo do projeto de comunicação é manter todos os atores da Bacia do Rio das Velhas informados sobre as ações e o andamentos dos projetos desenvolvidos pelo CBH Rio das Velhas. “Desenvolvemos o planejamento e a elaboração de um programa continuado de comunicação e relacionamento, prestação de serviços de assessoria de imprensa, criação e produção editorial de publicações impressas, comunicação on-line e ações de divulgação presenciais para o CBH Rio das Velhas”, afirma.

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Rodrigo de Angelis, diretor da TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do Comitê

Após 23 meses em execução (agosto de 2014 a julho de 2016), o Projeto de Comunicação do CBH Rio das Velhas conquistou bons resultados e consolidou o Comitê como o órgão gestor da Bacia do Rio das Velhas. Além disso, sua composição diversificada e democrática, composta por usuários de água, sociedade civil e poder público, contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Dentre as principais ações realizadas está a reformulação do site do CBH Rio das Velhas, com atualização constante e novo layout. São produzidos, em média, 20 textos por mês abordando as ações do Comitê, Subcomitês e Câmaras Técnicas; cobertura de eventos, reuniões, entre outros. Esses textos são disponibilizados no portal do CBH Rio das Velhas, redes sociais e, quando pertinente, encaminhados para a imprensa de Minas Gerais.

O novo portal tem uma média de 150 acessos por dia, um tempo médio de navegação de 3 minutos e 40 segundos; e foi acessado por mais de 21.700 usuários que visualizaram mais de 86.430 páginas por cerca de 38.100 sessões. O país que mais acessa o site é o Brasil, com 96% dos acessos, seguidos dos Estados Unidos, Índia, Itália e França. E Minas Gerais é o estado que mais acessa o portal, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

A cobertura dos eventos, reuniões e outras pautas também gera um crescimento constante no acervo de imagens do CBH Rio das Velhas.

Além disso, a equipe de comunicação também reformulou a identidade visual e marca do CBH Rio das Velhas, reforçando as cores azul e verde destacando os conceitos de inovação e fluidez.

Também foi elaborado e implantado um manual de identidade coorporativa o que possibilita a devida aplicação da mesma e, consequentemente, seu fortalecimento. O manual contém as dimensões mínimas de reprodução; especificações técnicas das cores utilizadas na marca e a regulamentação da aplicação em diferentes condições de impressão e fundos de cor; demonstração de situações de aplicação da marca a serem evitadas; aplicações para identidade visual, placas, banners, frotas, brindes e outros.


Assessoria de Comunicação Social

A equipe de Comunicação também realiza um trabalho de assessoria de comunicação social e de monitoramento das mídias. Como resultado destas ações, o Comitê tem conseguido se manter como fonte dos principais veículos de comunicação do estado. Há cerca de 20 inserções por mês sobre o Comitê e o Rio das Velhas na imprensa, em veículos tais como: Globo Minas, Alterosa, Band Minas, Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia, O Metro, CBN e Itatiaia.

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Marcus Vinicius Polignano, presidente do CBH Rio das Velhas, em entrevista

As ações desenvolvidas pela assessoria de comunicação criaram um vínculo com a mídia e a marca do Comitê foi fortalecida. Isto permitiu o CBH Rio das Velhas ser reconhecido pela mídia como fonte e referência para pautas sobre gestão de recursos hídricos, formando uma imagem de credibilidade para o Comitê junto à imprensa e, consequentemente, à sociedade.

Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, as ações do Projeto de Comunicação impactam diretamente na gestão do Comitê. “A comunicação que vem sendo desenvolvida pelo Comitê tem o consolidado como uma instância de movimento e sempre que precisamos conseguimos o espaço desejado, para informar ou reivindicar. Como exemplo, podemos citar o caso do contingenciamento de recursos por parte do Governo de Minas Gerais, situação que nos fez ir à imprensa reivindicar os nossos direitos. Após a nossa manifestação nos principais meios de comunicação os recursos começaram a ser liberados”, esclarece.

Redes Sociais

Em média, são inseridos 30 posts por mês na fanpage do Comitê no
Facebook. O principal resultado apontado foi o salto de 102 para aproximadamente 2.000 curtidas em seu perfil após as ações de comunicação, o que tem impacto direto no portal.

“Este aumento expressivo demonstra que, cada vez mais, as pessoas estão tendo acesso às informações postadas pelo CBH Rio das Velhas”, explica o diretor de comunicação Rodrigo Rezende de Angelis.

Peças gráficas

Além disso, foram produzidas 23 cartilhas sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBH Rio das Velhas (uma por UTE). Também foram desenvolvidos banners temáticos, tais como: Projeto Nascentes Urbanas; Plano Municipal de Saneamento Básico; Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas; projetos hidroambientais do CBH Rio das Velhas; Unidade Territorial Estratégica.

Também foram produzidas seis edições do Informativo do CBH Rio das Velhas com uma tiragem de 3.000 exemplares por edição e três edições da Revista, com tiragem de 3.000 exemplares por edição.


Peças gráficas e eletrônicas são produzidas mensalmente: Site, convites, revistas, boletins, banners, cartilhas e manuais

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