Comunidade de Maquiné se mobiliza para revitalizar córrego

14/10/2016 - 19:52

Moradores da comunidade de Maquiné, localizada no distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizam, no próximo domingo (16/10), um mutirão para limpeza do córrego Santo Antônio, com recolhimento de resíduos sólidos e destinação dos mesmos para aterro sanitário, plantio de mudas arbóreas e construção de um jardim.

Estudos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) mostram que a comunidade de Maquiné não conta com serviço de saneamento básico, seja por abastecimento de água ou esgotamento sanitário. O abastecimento de água no local é feito por meio de cisternas e via captação direta pelos moradores no Córrego Santo Antônio (afluente do Ribeirão Vermelho, que por sua vez é afluente do Rio das Velhas).

O Córrego Santo Antônio, que abastece a comunidade, sofre com muitas pressões ambientais como frequentes descargas de poluentes provenientes de manutenção de criatórios de peixes, postos de combustível, etc; além do assoreamento devido às erosões em terrenos próximos ao leito do rio, forte presença de lixo, entulho e desmatamento.

Como alternativa para minimizar os efeitos ambientais da região, a Associação Comunitária do Sul de Ravena (ASCOSUL) providenciou assessoria técnica para construção do jardim e acompanhamento do plantio de mudas e, ainda, será, via entidade, ministrado um curso de jardinagem para que os moradores possam fazer a manutenção futura dos jardins.

CBH Rio das Velhas

Além de intermediar as mudas para o plantio, que foram doadas pela Prefeitura de Vespasiano, o CBH Rio das Velhas já tem atuação na comunidade desde 2010 quando mobilizou, junto à iniciativa privada e com assessoria técnica da Emater-MG, a instalação de fossas econômicas em 86 residências. A iniciativa colaborou para minimizar problemas de saúde pública na comunidade.  Antes da instalação das fossas econômicas, para depositar o esgoto, os moradores utilizavam fossas negras (buracos no solo) que transbordavam e contaminavam as casas em período chuvoso. O CBH Rio das Velhas acompanha o desenvolvimento ambiental da região, por meio da atuação do Subcomitê Poderoso Vermelho.

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br