Conflito pelo uso d’água é tema de reunião

06/10/2016 - 13:49

Com o objetivo de avaliar e intensificar conscientização da questão dos usos da água do Córrego Lopes, o Subcomitê Rio Taquaraçu realizou, na tarde desta quarta-feira (05), reunião com os moradores e produtores rurais da comunidade de Papagaios, em Nova União.

A atividade reuniu representantes de usuários, do poder público e sociedade civil com o intuito de deliberar, discutir e de construir estratégias sobre os usos da água do Córrego Lopes, que é utilizado pela comunidade para o abastecimento e produção agrícola. “Temos que chegar a um denominador comum a respeito do uso da água, pois esse bem é um direito de todos”, reflete o coordenador – geral do Subcomitê, Ricardo Costa.

O representante da Copasa, Vicente Rodrigues, apresentou aos presentes a situação atual do Córrego e afirmou que o manancial está preservado, porém há muitos impactos e interferências no curso d’água, como a presença de açudes e de grandes irrigações.

Dando continuidade à reunião, a conselheira do Subcomitê, Mariana Morales, relatou o processo de conflito pelo uso da água que aconteceu no ano de 2007 e entre os anos 2014/2015 em Ribeiro Bonito, ribeirão que abastece o município de Caeté. Leia mais sobre a situação do conflito.

montagem
Medição da Vazão do Ribeiro Bonito, em 14 de agosto de 2015. Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso: Michelle Parron

Rogério Sepúlveda, da Copasa, apresentou aos presentes o relatório da visita técnica realizada no Córrego Lopes e enfatizou que a comunidade precisa se organizar para resolver a questão dos usos da água, antes que se instale um conflito como o de Ribeiro Bonito.

O conflito se estabelece, quando a demanda pela água de uma bacia é maior que a sua vazão outorgável, ou seja, quando a quantidade de água disponível é insuficiente para atender os cidadãos.

Finalizando a reunião, o representante da Copasa, Vicente Rodrigues, enfatiza que o órgão público que ser parceira da comunidade no sentindo de encontrar uma forma de atender as necessidades de todos, e para isso, a Copasa já está realizando estudos e análises sobre a região.

Veja as fotos da reunião:

Veja a apresentações:

.

.

Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br