Conheça e preserve: São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG)

20/04/2017 - 13:08

O distrito tem esse nome em homenagem a São Bartolomeu cujo dia é comemorado em 24 de agosto. Localizado a 15 km de Ouro Preto e a 97 km da capital mineira, o lugar é uma ótima opção de passeio para quem gosta de estar em contato com a natureza, com a história mineira, a arte barroca e a culinária típica do Estado.

O distrito é um local tranquilo que tem as suas raízes na história do Barroco. A Igreja Matriz, importante ponto de visitação, leva o mesmo nome do lugarejo, é considerada uma das primeiras matrizes de Minas Gerais e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Também há as capelas de Nossa Senhora dos Mercês e de São Francisco.

Além do importante destaque histórico, São Bartolomeu, ostenta uma exuberante riqueza natural, pois a localidade é cercada pelo Rio das Velhas e pela Floresta Estadual Uaimií. Nesses lugares podem ser encontradas quedas d’água que formam piscinas de mergulho e vegetação nativa da Mata Atlântica, ótimas opções para aqueles que gostam de aventura e atividades ao ar livre.

A variedade de frutas contribui para a fabricação de doces caseiros, destacando-se a Festa da Goiaba. A comemoração acontece no final da colheita da fruta e está entre as mais conhecidas e apreciadas pelos moradores e visitantes. Saiba mais sobre a Festa da Goiaba que irá acontecer no dia 28 de abril.

Conheça a região:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br