Conscientização ambiental é tema de blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte 2018

08/02/2018 - 12:03

Além das milhares de pessoas que vem ocupando as ruas da cidade ao longo dos últimos anos, uma nova onda contagia o Carnaval de Belo Horizonte. Foliões e organizadores de alguns blocos de rua apresentam, durante os dias da folia, temas envolvendo a conscientização ambiental, a preservação das águas e dos rios, a reciclagem, o reuso, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

Para os festejos do momo em 2018, esses blocos de ruas – formados por famílias, amigos de bairro, agremiações ou mesmo por aqueles que tem um objetivo em comum – presenteiam Belo Horizonte valorizando o meio ambiente urbano. As pessoas que integram esses blocos esbanjam simpatia, alegria e samba no pé, mas, especialmente, trazem consigo a esperança em um futuro mais limpo, justo e sustentável.

Vale conhecer um pouco sobre alguns deles:

Bloco Reciclado

O Bloco Reciclado, que se apresenta nesta quinta-feira (08/02), foi criado a partir de instrumentos de material reciclado, bonecos gigantes, fantasias reutilizadas, instrumentos convencionais e inusitados. É formado por artistas cujo o propósito é praticar a inclusão social e a consciência ambiental através das artes, design, música e circo.

O objetivo é promover um bloco aberto de inclusão entre moradores de rua, catadores, artistas, rappers, jovens talentos, além de integrar coletivos, resgatar antigos carnavais de rua, promover ideias a partir da sustentabilidade. De acordo com Daniel Xavier, um dos fundadores do Bloco Reciclado, em 2018 os integrantes irão estimular um carnaval consciente, com menos geração de lixo e de resíduos, mas com mais amor e respeito ao próximo”, afirma

O Bloco Reciclado traduz uma vontade de gritar para o mundo, em apelo pela ecologia ambiental e humana. “Vamos para rua repensar atitudes, analisando o que estamos plantando para os próximos anos. Fazemos também um alerta sobre os catadores de lixo que precisam ser valorizados pois são os principais agentes sócio ambientais da cidade. Usamos o lixo como uma forma de fazer arte”, destaca Xavier.

Dentre a programação do bloco em 2018, haverá cortejo colaborativo com instrumentos, fantasias de lixo, bonecos e desfile de fantasias recicladas.

Programação:

08/02/2018

Concentração: Asmare – Av. do Contorno 10.660 esquina com Rua Paracatu

14:00 – Oficinas de reciclados

15:00 – Desfile alegorias, bicicletas e carrinhos + artistas de rua.

19:00 – Cortejo sustentável – banda bloco reciclado + artistas de rua

19:30 – Encontro de Bonecos – Paradinha no Mercado

20:00 – Parada: Praça Raul Soares

Bloco do Reciclado. Crédito: Yuri Albuquerque

O coletivo Pena de Pavão de Krishna

Um dos mais aguardados blocos de rua de Belo Horizonte, o Pena de Pavão de Krishna (PPK), se apresenta na manhã do Domingo de Carnaval (11/02). Neste ano, a concentração acontece na Praça do Cristo, no Barreiro – onde estão localizadas importantes nascentes do Ribeirão Arrudas. O cortejo, que resgata a cultura indiana, com foliões pintados de azul, ao som do afoxé, atrai, ano após ano, milhares de foliões e tem como proposta um meio ambiente preservado e limpo.

Muitos adereços hindus colorem os foliões do bloco, sempre inspirados em paz e amor. Em 2017, a apresentação do PPK aconteceu no Morro Vermelho, em homenagem às nascentes do Gandarela. Agora, em 2018, o desfile do PPK será na Região do Barreiro, valorizando as nascentes do Ribeirão Arrudas.

A descentralização do Carnaval, dando visibilidade às regiões periféricas também está entre os objetivos desses foliões. Segundo Rafael Gonçalves, um dos idealizadores e fundadores do bloco, a questão da preservação das águas é de extrema importância para o PPK. Nossa meta é falar da necessidade de nascentes limpas em um ambiente mais urbano, por isso tem os evitado o grande centro da cidade”, destacou

O Pena de Pavão de Krishna promete levar uma experiência diferente na manhã do Domingo de Carnaval. “A questão ambiental traz as pessoas para as ruas. Vamos ter uma vivência mais branda serena, com o piquenique, mantras, em um processo de cura e de experiência, fugindo um pouco do estilo da folia tradicional”, finalizou Gonçalves.

Programação:

Local: Praça do Cristo – Barreiro

Horário: pela manhã (a confirmar)

Coletivo Pena de Pavão de Krishna. Crédito: Julia Lanari

Animação no Céu Azul

Um grupo animado de pessoas pretende resgatar a tradição cultural, carnavalesca, de vida compartilhada e comunitária no Bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Para isso, os blocos Anjos do Céu, Navegantes do Céu e Trem de Doido se uniram para promover um encontro dos blocos voltados à defesa, preservação e revitalização do Córrego Capão, hoje sob ameaça de ser transformado numa estrada e sepultado debaixo de concreto e carros.

Segundo Roseli Correia, conselheira do Subcomitê Ribeirão Onça e integrante do Movimento Núcleo Capão/ Projeto Manuelzão, é a primeira vez que acontece esse grande encontro entre os blocos da região. “O Carnaval no bairro Céu Azul já foi muito animado, mas ficou adormecido por alguns anos. Com a união desses blocos, queremos sensibilizar e mobilizar a população, trazendo de novo a tradição do Carnaval, da cultura, preservando e chamando a atenção para a questão ambiental”, destacou.

Ainda segundo Correia, um dos objetivos dos blocos é despertar as autoridades e a sociedade para a implantação do Parque Linear do Córrego do Capão, transformando a região em um grande corredor ambiental e ecológico.

Apoiam e constroem esse evento os blocos Anjos do Céu, Navegantes do Céu e Trem de Doido; Núcleo do Córrego Capão – Projeto Manuelzão; CRAS Lagoa; Associação dos Moradores do bairro Lagoa; Associação dos Artesãos do Céu Azul.

Programação:

10/02/2018

Local: Praça Madonna – Rua Antônio Jardola com Rua Isnard Simone

10h às 14h – Feira de Artesanato e Gastronomia

14h – Roda de Conversa: “A importância dos rios e das águas nas culturas do Brasil”.

15h – Apresentações de blocos de rua e shows.

III Carnalagoa

O Carnalagoa, idealizado pelo CREMACS, será realizado pelo terceiro ano no Parque Lagoa do Nado, no dia 10 de fevereiro, com atrações animadas durante todo o dia. As atividades são gratuitas e tem como filosofia o lazer criativo e a educação ambiental. Podem participar crianças de todas as idades e com limitação motora, sensorial e psicológica desde que acompanhado dos pais ou responsáveis.

Segundo Luiz Henrique, diretor geral do CREMACS COLETIVO, a entidade trabalha como o desenvolvimento humano e sustentável. Para o Carnaval, os organizadores do evento irão focar no reuso, ou seja, no reaproveitamento de materiais já usados para produção de alegorias e instrumentos musicais. E dá o recado: “Quem vier para o Carnalagoa e não souber nem sambar e nem cantar, será convidado a participar do nosso Bloco do Improviso. Todas as nossas atividades são ambientalmente sustentáveis”, ressaltou.

Uma das principais atrações o III Carnalagoa é a apresentação do “bloco trem di doido”, que nasceu em dezembro de 2015, do encontro de amigos, músicos e convidados com o intuito de levar a alegria do carnaval de marchinhas às pessoas menos favorecidas. O “bloco Trem di doido” faz uma homenagem aos que sofreram no holocausto brasileiro, e guarda como identidade o sentido comum desse termo de levar às pessoas de todas as idades alegria e auto- astral.

O evento é realizado e patrocinado pela coleta seletiva com apoio dos moradores da Região Norte da capital. Haverá oficina de massinhas e máscaras, com o CREMACS Coletivo, Mestre Amâncio e oficina de musicalização. Para a participar das atividades é necessário entregar um material reciclável no ponto de coleta e receber um passaporte para a atividade disponível.

Programação:

10/02/2018

Local: Parque Municipal Lagoa do Nado

Horário 09h às 16h


III Carnalagoa. Crédito: Divulgação

Tico-Tico Serra Copo

O Bloco Tico-Tico Serra Copo se apresenta neste domingo (11/02), pelas ruas do bairro Colégio Batista, Região da Lagoinha, em Belo Horizonte, mantendo a tradição de, a cada ano, passar um local diferente da grande BH, valorizando as águas da cidade.

O bloco, que não divulga o horário e o local de concentração, já levou mais de mil pessoas para conhecer as nascentes do Ribeirão Onça possibilitando mais interação entre a comunidade e os rios urbanos. A proposta do “Tico-Tico”, segundo o arquiteto Roberto Andrés, um dos entusiastas do movimento, é, por meio do Carnaval, criar possibilidades e novas experiências na cidade.

Em 2018, o cortejo do “Tico-Tico” irá passar pelo túnel da Lagoinha, onde, segundo Andrés, estão abrigadas nascentes que foram concretadas durante as obras de construção do equipamento, mas que insistem em se manterem vivas e escoando diariamente. “Gostamos de ser uma diferença de cidade. Por isso, por uma hora, as pessoas terão a oportunidade de passar dentro do túnel e contemplar as nascentes. As cidades estão voltadas para os automóveis. Por isso, imaginamos o túnel, por uma hora, sem a circulação de veículos”, destacou o arquiteto. O Bloco foi criado em 2009 e, este ano, completa o seu 10° desfile.

Programação:

11/02/2018

Local: Bairro Colégio Batista

Bloco Tico-Tico Serra Copo. Crédito: Portal Medium

Carnaval de Belo Horizonte – Nos últimos anos o Carnaval de Belo Horizonte consolida-se como um dos maiores do Brasil. De acordo com as estimativas divulgadas pelo Ministério do Turismo, a cidade é um dos destinos mais procurados, ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda. De acordo com a Belotur, a expectativa para o Carnaval de 2018 é de 3,6 milhões de foliões, 20% a mais que em 2017. Serão cerca de 480 blocos de rua com 550 desfiles.

Para mais informações sobre o Carnaval de Belo Horizonte, acesse. 

Foto destaque: Yuri Albuquerque 


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br