Crianças, ambientalistas e comunidade local participaram do evento “Dia no Parque”

23/09/2016 - 12:18

Com o intuito de conscientizar a comunidade local sobre a preservação e manutenção do meio ambiente e de mostrar os resultados das intervenções na nascente local, aconteceu nesta quinta-feira (22), no Parque Ecológico do Eldorado, o evento “Dia no Parque”.

O Dia no Parque foi uma das ações de mobilização social idealizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), dentro das estratégias do Projeto de Revitalização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas e Divulgação de Práticas Ambientais para a Proteção e Conservação de Nascentes. O projeto concluiu os trabalhos na nascente do parque ecológico, conhecida como “Nascente do Coração”.

A nascente foi intitulada como “Nascente do Coração”, por ser indispensável para o sistema hidrológico que marca a passagem da água subterrânea para a superfície, garantindo assim, o ciclo de abastecimento dos riachos, córregos e rios. Dessa forma, a nascente do coração é fundamental para a vida do rio, assim como, o coração é fundamental para a vida humana.

“A nascente do Parque tem uma importância sentimental e ambiental. Precisamos fortalecer o sentimento de pertencimento e de amor nas pessoas para a manutenção da vida das águas e do Parque”, observa Cecília Rute, conselheira do Subcomitê Ribeirão Arrudas.

Na atividade, as crianças conheceram a história do Parque Ecológico do Eldorado e sobre a importância da nascente para o meio ambiente. “As crianças sempre participam de atividades no Parque, assim sempre trabalhamos com eles sobre as questões ambientais e tentamos ensinar a importância do local para a vida deles”, afirma Adriana Vanessa, educadora da Casa de Apoio situada nas proximidades do Parque.

O evento Dia no Parque foi executado pela realizado pela empresa NeoGeo Engenharia, vencedora do processo processo licitatório para a execução do projeto Revitalização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas e Divulgação.

Veja fotos do evento

Parque Ecológico do Eldorado

O Parque Ecológico do Eldorado é uma área de lazer para a população que vive em seu entorno. Possui uma bela área verde, com nascentes, quadras poliesportivas e pista para caminhada, o Parque tem sido local para realização de cursos, palestras e encontros, abrigando ainda apresentações de teatro, música, dança e espetáculos circenses. O Parque Ecológico do Eldorado localiza-se na Rua das Paineiras, em Contagem.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br