CTOC realiza visita técnica às minas da EIMCAL em Prudente de Morais

19/08/2016 - 1:09

Representantes da Câmara Técnica de Cobrança e Outorga (CTOC), integrantes dos Subcomitê Carste e Ribeirão da Mata e membros da APA Carste de Lagoa Santa participaram de uma visita técnica, no dia 17 de agosto, à mina Taquaril e Pedra Bonita. Os empreendimentos ficam localizados no município de Prudente de Morais e pertencem à Empresa Industrial de Mineração Calcária Ltda (EIMCAL). O objetivo da visita técnica foi de analisar os possíveis impactos que podem ser causados pelo rebaixamento das cavas das minas Taquaril e Pedra Bonita em pelo menos três nascentes.

Existem na região oito nascentes e pelo menos três destas (as que encontram-se mais próximas à região das cavas) poderão apresentar impacto em algum momento da vida útil das minas.

Veja fotos das nascentes

monstagem nascentesNascentes visitadas pela CTOC (Arquivo CBH Rio das Velhas – Tanto Expresso)

A mineradora solicita ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) outorga para captação de água subterrânea para fins de rebaixamento de nível d’água nas minas Taquaril e Pedra Bonita.

A presidente da CTOC, Valéria Caldas Barbosa, explicou aos representantes da Eimcal que após a visita técnica, os membros da CTOC analisarão em conjunto o pedido de outoga que deve ser respondido até o final do mês de setembro.

Confira as fotos da visita técnica

montagem ctoc

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br