Em coletiva, Comitê do Rio das Velhas alerta para falta de água em BH

24/10/2014 - 2:38

Com o intuito de alertar a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana sobre os possíveis problemas que a região pode enfrentar devido a atual crise de água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, reuniu na manhã do dia 23 de outubro, na sala de reuniões da AGB Peixe Vivo toda a imprensa da capital.

A entrevista coletiva foi concorrida e em quase três horas, o presidente Marcus Vinícius Polignano respondeu questões abordadas pelos jornalistas. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a situação requer cuidados da população que já sofre com a escassez de água. Somente na Região Metropolitana, pelo menos seis cidades já enfrentam o problema, segundo a Associação desses municípios. “Com esse prolongado período de estiagem e o calor, o problema só agrava a situação”, revela Polignano ao revelar que a vazão do Rio das Velhas atualmente  está muito baixa.

“O rio das Velhas vem apresentando vazões muito baixas próximas de 9m³/s, mas mesmo assim, normalmente são retirados 6m³/s para abastecimento. Antes nesse período tínhamos cerca de 20 a 14 m³/s de vazão”, completou. Segundo o presidente, 40% do abastecimento de Belo Horizonte vêm do reservatório de Bela Fama, que se localiza no município de Nova Lima, onde a situação já é preocupante. “O rio das Velhas nunca passou por tão grave situação”.

Veja as fotos da coletiva

[Gallery-H album=’ColetivaDeImprensaBeloHorizonte23102014′ template=’t1′]

Com o alerta, o Comitê espera que os órgãos responsáveis e o governo, assumam o problema, elaborem ações voltadas à gestão dos recursos hídricos e divulguem sobre a necessidade do uso racional da água. “É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere Polignano ao ressaltar que se não houver proteção do solo e dos mananciais contra a agricultura irregular e o desmatamento, a água correrá mais riscos.

Veja os dados e imagens apresentados pelo comitê durante a coletiva

Veja a repercussão na imprensa
TV Globo – MGTV 1ª edição – 23/10/2014
Band – Cidades – 23/10/2014
Rádio CBN – 23/10/2014
G1 – 23/10/2014
O Tempo  – 23/10/2014
Hoje em Dia – 24/10/2014


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br