Expedição da Serra do Cabral acontece na próxima semana, em Buenópolis (MG)

28/07/2016 - 13:46

A Expedição da Serra do Cabral acontecerá entre os dias 01 e 04 de agosto, no Parque Estadual Serra do Cabral, localizado em Buenópolis (MG). O evento é uma realização do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em parceria com o Subcomitê da Rio Curimataí e a gerência do Parque Estadual Serra do Cabral.

A iniciativa tem o objetivo de coletar dados para a realização de medidas para a manutenção dos cursos d’água que alimentam a Bacia do Rio das Velhas. Durante a Expedição, participantes das instituições e convidados irão conhecer, caracterizar e diagnosticar o grau de preservação ou degradação das nascentes da Serra do Cabral que estão na vertente do Rio das Velhas.

A abertura oficial da Expedição da Serra do Cabral acontece no próximo sábado (30), às 14h, no Parque Estadual Serra do Cabral. Estão confirmadas as presenças de prefeitos da região, representantes do CBH Rio das Velhas, do Subcomitê Rio Curimataí, entre outros convidados.

Serra do Cabral

A Serra do Cabral é um maciço montanhoso, isolado, que fica no centro-norte de Minas Gerais e se compõem pelos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Lassance e Várzea da Palma. E parte de seu território forma a área do Parque Estadual Serra do Cabral, localizado nas cidades de  Buenópolis, Joaquim Felício e Augusto de Lima.

A Serra faz parte da Cordilheira do Espinhaço e é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do Rio São Francisco. O local também se destaca pelo grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes, já que na Serra viveram povos indígenas nômades até aproximadamente 350 anos atrás.

Veja fotos da região

[Gallery-H album=’6312355320183587489′ template=’t1]

Subcomitê Rio Curimataí

Vinculado ao CBH Rio das Velhas, o Subcomitê realiza atividades e ações de gestão dos recursos hídricos do Rio Curimataí e de seus afluentes. No território de atuação destacam-se os municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício.

Conheça a região do Subcomitê Rio Curimataí

SCBH_Rio-Curimataí_1500px

Serviço:
Expedição Serra do Cabral, 01 a 04 de agostos de 2016.
Abertura Oficial, dia 30 de julho de 2016, às 14h.
Local: Parque Estadual da Serra do Cabral
Endereço: Alameda Serra do Cabral, Nº 720, Horto Floresta, município de Buenópolis – MG.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
31 98790 4620