FestiVelhas contou com exposição sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

08/07/2015 - 20:52

Ocorrido no último sábado (4), no Parque Ecológico de Itabirito (MG), o FestiVelhas teve como tema a “Cultura da Escassez”. O evento foi uma grande manifestação em favor das águas, com programação que contou com uma exposição sobre a bacia, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

Uma tenda em frente ao lago do Parque Ecológico foi montada para mostrar ao público presente a dimensão da Bacia, bem como os Subcomitês que a integram e as características de cada região por onde o Rio das Velhas passa. A equipe e Mobilização do CBH Rio das Velhas esteve presente acompanhando os visitantes, tirando dúvidas e estimulando o uso sustentável da água.

festivelhas_cbhvelhas_tantoexpresso_credito_michelleparron_web-144

Uma das visitantes da exposição foi Lúcia Monteiro, que é enfermeira e mora na região de Itabirito há 12 anos. “Estou adorando o FestiVelhas e, em especial, a exposição. Fiquei satisfeita em aprender mais sobre o Rio das Velhas e, principalmente, sobre a sua importância, não só para a região onde eu moro como também para outas cidades” diz.

Quem visitou a tenda pôde aprender que o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia do rio São Francisco e que possui cerca de 761 km de extensão, 38,4 m de largura média, drenando uma área de 29.173 km2. Também puderam saber que a nascente do Rio encontra-se no município de Ouro Preto, desaguando no rio São Francisco, a jusante da barragem de Três Marias.

collage2Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso/Michelle Parron

“Uma informação importante que adquiri aqui foi a de que o Rio das Velhas é o principal rio que abastece a região metropolitana de Belo Horizonte. Adorei visitar a exposição. Conhecimento nunca é demais”, afirma José Geraldo da Silva, morador de Itabirito há 73 anos.

Em 2015, o FestiVelhas teve a sua quinta edição e encerrou as atividades da Semana do Rio das Velhas, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de julho. Estiveram presentes artistas, agentes culturais, professores e estudantes, no intuito de promover a preservação e a discussão da diversidade cultural. O evento teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a cultura da bacia, traçando um histórico para que os participantes pudessem compreender a atual situação do Rio das Velhas.

Veja as fotos do FestiVelhas 2015

[Gallery-H album=’FestiVelhas04072015ItabiritoMG’ template=’t1]

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br