Os membros da Câmara Técnica de Outorgas e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se no dia 12 de dezembro, na sede do Comitê, em Belo Horizonte para discutir o processo de outorga n° 25.176/2014 referente à canalização e retificação no Córrego Barreiro, na Avenida Niemeyer, distrito de Justinópolis, solicitado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves. A CTOC foi favorável ao processo, após análise da Agência Peixe Vivo e parecer favorável da Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram).

Uma visita técnica foi realizada, no dia 01 de dezembro, pelos membros na CTOC na região onde serão realizadas as intervenções pela Prefeitura de Ribeirão das Neves e puderam confirmar que ao longo do curso d’água são registrados problemas como lançamento de efluentes líquidos, leito assoreado, existência de entulhos de construção em seu leito, entre outros. Além disso, as águas do Córrego do Barreiro encontram-se intensamente poluídas.

Para o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, a visita técnica foi esclarecedora. “O local tem uma situação precária, com muito lixo e entulho no curso d’água. Hoje a intervenção é necessária para remediar o que já foi feito”, afirma.

Já para conselheira do CBH Rio das Velhas e membro da CTOC, Cecília Rute, falta um trabalho de educação ambiental com os moradores da região. “Sou contra canalização. Mas, pelo tanto de lixo que existe no local não existe outra solução. As pessoas precisam morar em um lugar digno. Falta um trabalho de educação ambiental na região. Vi várias nascentes no local que estão sendo degradadas”, explica.

Veja fotos da visita técnica

montagemvisitactocMembros da CTOC e representantes da Prefeitura de Ribeirão das Neves durante a visita técnica no distrito de Justinópolis

São previstas intervenções nas avenidas “A”, “B” e Niemeyer com a implantação de avenidas sanitárias e na Vila da Paz será construído um parque linear com pista para caminhada, quadra de esporte e lazer. O objetivo das intervenções é de revitalizar a região, promovendo melhorias no assentamento da população local e no tráfego de veículos.

Veja a localização do empreendimento

captura-de-tela-2016-12-13-as-07-54-19

O Córrego do Barreiro 

O Córrego do Barreiro é um afluente a margem direita do Ribeirão Areias, tributário do Ribeirão da Mata que deságua no Rio das Velhas. O Córrego do Barreiro possui 720 m de extensão, declividade suave (2 a 5%) e é praticamente retilíneo, assumindo aspecto mais sinuoso em seu último terço próximo à foz do Ribeirão Areias. Sua área de drenagem é de 1,51 km².

Confira as fotos da reunião:montagemreuniaoctoc

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br