Membros da CTPC e CTIL reúnem-se para discutir projetos e obras a serem beneficiados com os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos

08/12/2016 - 13:51

Na manhã desta quarta-feira (07/12), os membros da Câmara Técnica de Planejamentos, Projetos e Controle (CTPC) reuniram-se na sede do CBH Rio das Velhas a fim de discutir os mecanismos para a seleção de estudos, projetos e obras a serem beneficiados com os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, no âmbito do CBH Rio das Velhas.

A proposta é aprimorar a metodologia de avaliação e os critérios estabelecidos em 2015 e planejar um novo Chamamento Público para recebimento de novas demandas e continuidade dos projetos já executados neste ano. Uma nova orientação do CBH Rio das Velhas é o incentivo à criação de programas entre subcomitês, com projetos e pautas comuns de fortalecimentos da gestão hídrica da bacia. Também serão aceitos projetos exclusivos que contemplam benefícios a apenas uma Unidade Territorial especifica.

Como encaminhamento durante o encontro, foi definida a realização de uma nova reunião, no dia 15 de dezembro, às 09h, entre os membros da CTPC e CTIL para continuidade das discussões a respeito do Chamamento Público para execução de dos projetos hidroambientais em 2017.

CTIL – Já no início da tarde, também desta quarta-feira (07/12), os membros da Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL), com a participação do presidente do CBH Rio das Velhas e da Câmara, Marcus Vinícius Polignano, reuniram-se, para análise dos projetos hidroambientais, adequação do Regimento Interno do CBH Rio das Velhas e também para definição da agenda de plenárias 2017.

Segundo Polignano, a reunião da Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL) teve objetivo de fazer o “fechamento” do regimento interno da entidade, consolidando uma participação mais democrática e efetiva de todos os membros do comitê. “Queremos que todos os nossos representantes tenham vez e voz e que o comitê seja cada vez mais comprometido com seu Plano Diretor de Bacia e com a revitalização do rio”, destacou.

As mudanças realizadas no Regimento Interno e o Calendário de Reuniões 2017 serão submetidas à Plenária do CBH Rio das Velhas para aprovação.

montagem_ctil
Membros da CTIL se reúnem na sede do Comitê

O que são projeto hidroambientais?

Os projetos hidroambientais são aqueles voltados para a recuperação e conservação de nascentes, cursos d’água e todo o ecossistema que alimenta e mantém vivos os nossos rios. São projetos que buscam a manutenção da quantidade e qualidade das águas de uma bacia hidrográfica, preservando suas condições naturais de oferta de água. Outros danos que os projetos ajudam a solucionar são a poluição dos mananciais e a erosão dos terrenos próximos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) financia os projetos hidroambientais com recursos obtidos da Cobrança pelo Uso da Água.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br