Nona edição da Revista Rio das Velhas é lançada

26/03/2019 - 12:25

“Com o pé na Lama” é o tema da mais nova edição da Revista Rio das Velhas, que traz como destaque o rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho. O CBH Rio das Velhas e CBH Rio São Francisco se uniram ao CBH Rio Paraopeba na busca de soluções após rompimento de barragem que deixou um rastro de morte e destruição.

A publicação também traz a preocupação que assola Minas Gerais. De acordo com dados da Federação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Minas Gerais possui mais de 400 barragens, sendo que 26 delas cercam a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e são motivo de angústia pelo eventual impacto na oferta de água à população, além dos possíveis danos irreparáveis à bacia, em caso de rupturas. Pelo menos oito barragens com alto risco de rompimento tem como rota dos rejeitos, o Rio das Velhas.

Conquista da sociedade. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o Projeto de Lei ‘Mar de Lama Nunca Mais’ que torna mais rígida a regulamentação e fiscalização de barragens no estado.

Outro destaque da publicação são as inundações que vêm acontecendo em Belo Horizonte. A chegada do período chuvoso, que vai de outubro a março, coloca a população da capital mineira em um estado permanente de medo e tensão com a segurança de quem mora, transita ou trabalha perto de áreas que comumente sofrem com alagamentos.

Com o título “Águas da Moeda”, a Revista narra as riquezas do território de atuação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica (SCBH) Águas da Moeda, que é marcado por um mar de montanhas que compõem uma das mais belas paisagens do estado mineiro. Na região há a presença de inúmeras nascentes, cachoeiras, corredeiras, córregos e grande diversidade da flora e da fauna. Porém, convive há décadas com a ameaça da mineração e expansão imobiliária.

A Revista Rio das Velhas também traz informações sobre as mais novas ações do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’; os conflitos pelo uso da água pontuados pelo CBH Rio das Velhas; a arte de protesto e de indignação do artista JB Lazzarini com a tragédia de Brumadinho; projetos em andamento na Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima; o projeto Asas do Carste com lançamento do álbum de figurinhas; novo modelo de esgotamento sanitário no distrito da Serra do Cipó; a elaboração e investimento em mais sete Planos Municipais de Saneamento Básico; entrevista especial com o sr. Ademir Bento e sua relação com a região do Gandarela; e o pagamento da dívida do estado de Minas Gerais com o Comitê.

Boa leitura!


Leia a versão digital da Revista Rio das Velhas:

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social