1º Evento de mobilização do “Projeto Valorização de Nascentes Urbanas” na bacia do Ribeirão Onça

07/03/2012 - 18:09

Foi realizado neste domingo dia (04/março) o 1º Evento de Mobilização e divulgação do “Projeto Valorização de Nascentes Urbanas” na Bacia do Ribeirão Onça. Esta ação é uma proposta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, elaborada pelo Subcomitê Onça, e financiada com os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos. O evento contou com a participação dos conselheiros do Subcomitê Onça, presidente do CBH Rio das Velhas, diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas e a comunidade local em diversas atividades durante todo o dia no Parque Nossa Senhora da Piedade, bairro Guarani.

O evento, além de divulgar o Projeto, teve como objetivo identificar e cadastrar os “Cuidadores de Nascentes” na bacia do Ribeirão Onça.

As atividades iniciaram de forma lúdica com teatro de fantoches e artistas mambembes. Para as crianças houve concurso de desenho, brincadeiras e teatro com palhaços. Apolo Heringer, coordenador do Projeto Manuelzão, realizou palestra sobre “Valorização de Nascentes e Saúde Ambiental”. Discutiu sobre a importância de dar destaque aos “Cuidadores de Nascentes”, uma vez que os mesmos contribuem diretamente para a melhoria da quantidade e qualidade das águas da bacia e para a importância de que o Projeto trabalhe as nascentes de forma sistêmica em relação ao ciclo da água.   

Na parte da tarde a diversão foi garantida com muita música e poemas relacionados aos temas ambientais pelo grupo Sarau Tropeiro. Também houve oficinas de construção de maquete de bacia hidrográfica, confecção de bolsas com tetra pak e trilhas ecológicas pelo parque.     

O encerramento do evento ficou por conta do grupo de chorinho “Pedacinho do Céu”.