II Encontro dos Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

16/02/2012 - 17:43

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas realizou nos dia 06 e 07 de fevereiro de 2012, o II Encontro de Subcomitês da Bacia Hidrográfica Rio das Velhas, no município de Augusto de Lima – Santa Bárbara – Bacia do Rio Curimataí. 

O encontro reuniu coordenadores e representantes do poder público, usuários e sociedade civil dos 14 subcomitês, técnicos da AGB Peixe Vivo e a equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas com o propósito de apresentar a atuação dos mesmo em 2011, verificar as prioridades de atendimento, provocar a reflexão para o planejamento de 2012 e, principalmente, trocar experiências.

Após as boas vindas do presidente do CBH Rio das Velhas, Rogério de Oliveira Sepúlveda, foram formados grupos com representantes distintos dos subcomitês para trocarem experiências e fazer um avaliação de diversas atividades realizados em 2011. Foi proposto aos grupos discutirem sobre as reuniões, autonomia e compreensão do papel dos subcomitês, o reconhecimento dos trabalhos realizados, os impactos positivos nas sub-bacias e o relacionamento com o CBH Rio das Velhas no que diz respeito ao apoio técnico, atendimento às demandas e estrutura das reuniões. 

De acordo com o relatos dos representantes de cada grupo, destacam-se alguns pontos que precisam ser melhorados para viabilizar as condições de trabalhos dos subcomitês, dentre eles: a necessidade de fortalecer o relacionamento entre os subcomitês assim como com as Câmaras Técnicas e com o CBH Rio das Velhas; qualificação técnica dos membros dos subcomitês; esclarecimento das identidades e papéis entre Projeto Manuelzão x CBH Rio das Velhas x Subcomitês x AGB Peixe Vivo e eles ainda enfatizaram que, o principal, está relacionado aos projetos dos subcomitês executados com os recursos da Cobrança, pois alavancam a atuação dos subcomitês, principalmente aqueles criados recentemente, e também contribuem para a divulgação e reconhecimento.

No segundo dia, os trabalhos foram retomados com uma dinâmica para (re) construir a bacia do Rio das Velhas. Peças em formato de quebra cabeça foram distribuídas aos participantes, sendo que umas das peças não pertencia àquele grupo. Para os grupo adquirirem todas as peças da sua sub-bacia era necessário este grupo apresentasse uma sugestão para solucionar o problema da outra sub-bacia. O objetivo dessa atividade foi para interagir e conhecer  as questões cotidianas de cada Subcomitê. 

Outros dois assuntos importantes abordados no II encontro foram o Planejamento Estratégico para 2012, e a proposta de Unidades Territoriais Estratégicas, opiniões e dificuldades vivenciadas além de proporem soluções para viabilizar o trabalho dos subcomitês assim como o seu reconhecimento. Confiram entrevista realizada com o Presidente do CBH Velhas, Rogério Sepúlveda, a respeito da proposta de adoção das Unidades Territoriais Estratégicas na Bacia (1’51”).

Rogério Sepulveda – CBH Velhas – II Encontro de Subcomitês by Agb Peixe Vivo

A equipe de Mobilização Social do CBH Rio das Velhas também foi parabenizada pelos participantes pela organização, a metodologia utilizada, compromisso e o envolvimento na realização desse evento. 

Confira as gravações de todas as apresentações e palestras do II Encontro de Subcomitês do Rio das Velhas:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 – 01

Parte 4 – 02

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14