Realizada a 1ª Oficina do Projeto “Valorização dos Cursos d’Água em Áreas Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata”

19/03/2012 - 18:06

Foi realizado no último sábado(17/março), em Confins, a 1ª  Oficina do Projeto “Valorização dos Cursos d’água em Áreas Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata”. Este projeto é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Subcomitê do Ribeirão da Mata e tem como propósito valorizar os cursos de água visando a sua conservação, utilizando de estratégias de comunicação, sensibilizar e repercutir positivamente nos atores locais, responsáveis pela conservação e os beneficiários imediatos dos cursos de águas com boa qualidade.


Antes de iniciar a execução do projeto foi realizado um diagnóstico na sub-bacia do Ribeirão da Mata e o resultado apresentado foi a má qualidade da água consumida pelas comunidades residentes nas zonas rurais devido a uma grande deficiência no saneamento básico dessas famílias. Com o objetivo de solucionar o problema da água e oferecer melhores condições de vida a população foi proposto a instalação do fossas sépticas em suas residências evitando assim a contaminação do solo e, respectivamente, dos lençóis freáticos.


A oficina foi realizada durante todo o sábado. No período da manhã os participantes tiveram uma apresentação sobre a Educação Ambiental mostrando que o uso da coleta seletiva pode reduzir gastos e aumentar os benefícios e, na sequência, apresentações de técnicas de Agroecologia para melhorar a produtividade das plantações e métodos acessíveis para o controle de pragas.


As atividades da manhã foram fechadas com uma apresentação lúdica reforçando o tema exposto de forma descontraída e com exemplos do cotidiano. Os personagens interagiram com o público presente que manisfestaram de forma voluntária a receptiva as informações. 


Após o almoço o público assistiu a uma apresentação da Engenheira Hídrica, Robélia Firmiano, explicando como fazer uma fossa séptica e os custos benefícios, seja financeiro e para a preservação do Meio Ambiente e, que o projeto “Valorização dos Cursos d’água em Áreas Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Mata”, é executado com “Recursos pela Cobrança do Uso da Água na Bacia do Rio das Velhas”. Esse valor é referenciado de acordo com a quantidade utilizada por cada usuário e que o recurso captado deve ser aplicado na recuperação própria Bacia Hidrográfica visando melhorar a qualidade e a quantidade de água.
Procópio de Castro, Conselheiro do Subcomitê do Ribeirão da Mata, ressalta que o “Córrego do Retiro”,  localizado no Município de Confins e pertencente a sub-bacia do Ribeirão da Mata é o primeiro a receber à aplicação do recurso da cobrança pelo uso da água”.


Ao término da apresentação, os participantes foram convidados a visitarem a primeira residência e receber a instalação da Fóssa Séptica. Ricardo Adalberto de Carvalho, Engenheiro Ambiental da Rio das Velhas Consultoria Ambiental – Empresa responsável pela execução do projeto – demonstrou como fazer a instalação da fossa e detalhou o processo do tratamento dos efluentes realizado pela mesma. Ele esclareceu também que o tempo médio para manutenção da primeira bombona varia de 5 a 7 anos para famílias de até 4 pessoas, variando de acordo com a frequência de uso. 

                                                                     

O proprietário da residência, Senhor Milton da Silva está consciente com a implantação da fossa e que ele e a família estão contribuindo para a melhoria da qualidade da água do Córrego Retiro e preservação da bacia do Ribeirão da Mata.


Ao final, os participantes interessados em terem fossas sépticas instaladas em suas residências fizeram inscrição e os mesmos serão cadastrados pelo projeto. 


Mais fotos do evento estão disponíveis em nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/cbhriodasvelhas