Seminário debate revitalização

31/05/2010 - 12:02

Logomarca seminário internacional de revitalização de riosO II Seminário Internacional de Revitalização de Rios aconteceu nos dias 10, 11 e 12 maio de 2010, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pelo Projeto Manuelzão da UFMG em parceria com a Copasa, a Cemig e o Governo de Minas Gerais. Presenças importantes prestigiaram a solenidade de abertura, como o Governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, o Presidente da Copasa, Ricardo Simões Campos, o Secretário Estadual de Meio Ambiente de Minas, José Carlos Carvalho, o Cordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, o Reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, além dos palestrantes internacionais e dos inscritos no Seminário, que lotaram o auditório principal do Minas Centro.

Durante os três dias foram realizadas diversas palestras apresentando e debatendo experiências bem sucedidas na Gestão dos Recursos Hídricos que culminaram na revitalização de rios ao redor do mundo, como nos projetos apresentados da Polônia, Estados Unidos, Europa e Coréia do Sul. Confira a gravação na íntegra de todas as palestras e debates do Seminário pela Rede Rio das Velhas.

Auditório do Minas Centro durante solenidade de abertura do SeminárioAlém dos projetos internacionais, a experiência de Minas Gerais – com destaque para a revitalização da bacia do rio das Velhas, também foi apresentada como uma referência mundial. Nesse contexto, o CBH Velhas e o Projeto Manuelzão possuem importância fundamental, pois propuseram ações que, aos poucos, foram se desenvolvedo até serem incorporadas ao programa estruturador do Estado.

Outra palestra que merece destaque foi a de Ricardo Aroeira – coordenador do Núcleo de Projetos Especiais de Saneamento da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que apresentou o Projeto de Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas em Belo Horizonte.

Revitalização do São Francisco?

O último dia do Seminário foi marcado pela polêmica envolvendo a questão das obras do Programa de Revitalização do Rio São Francisco. O representante do Ministério da Integração Nacional, José Luiz Souza, fez a explanação das Metas e Resultados do Programa, iniciado em 2004, que prevê esgotamento sanitário, contenção da erosão, manejo de resíduos sólidos e obras de intervenção na calha do Rio. Foram destacados ainda os Projetos Água para Todos, que busca atender à demanda da população difusa do Nordeste por meio da captação da água da chuva, e o Programa de Geoprocessamento e Cadastramento de Propriedades Rurais no Oeste da Bahia. Depois da apresentação, seguiu-se o debate com diversos apontamentos e questionamentos sobre o programa, capitaneado pelo Coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer. Confira o debate na íntegra no link acima ou acesse mais informações no site do Manuelzão.

VEJA MAIS FOTOS DO SEMINÁRIO.