Termo de cooperação é assinado para elaboração do Plano de Saneamento Básico para Ouro Preto

30/05/2012 - 16:11

No dia 25 de maio, na cidade de Ouro Preto, a AGB Peixe Vivo formalizou mais uma ação para a revitalização da Bacia do Rio das Velhas com a utilização de recursos da cobrança pelo uso da água. A Diretoria da AGB Peixe Vivo reuniu-se com autoridades do município e representantes do Comitê do Rio das Velhas para assinar um Termo de Cooperação Técnica cujo objetivo é unir esforços para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ouro Preto. O Termo foi assinado entre o Município de Ouro Preto, o Serviço Municipal de Água e Esgoto e a AGB Peixe Vivo.

Estiveram presentes na reunião o prefeito da cidade de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, o Secretário de Meio Ambiente e vice-presidente do Comitê do Rio das Velhas, Ronald Guerra, o Diretor Técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, representantes do SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto, entre outras autoridades. 

Plano Municipal de Saneamento Básico para Ouro Preto

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para Ouro Preto foi recentemente contratada com recursos da Cobrança pelo Uso da Água, depois de aprovação do Comitê do Rio das Velhas e da realização de processo licitatório pela AGB Peixe Vivo. A empresa vencedora foi a DRZ Geotecnologia e Consultoria.

 

Esta contratação atende à Deliberação CBH Rio das Velhas 06/2011, que define critérios para a elaboração de planos de saneamento e projetos básicos para municípios da Bacia. O Plano Municipal de Saneamento Básico para Ouro Preto será o primeiro a ser financiado com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. 

Primeira reunião de trabalho

Ainda no dia 25, durante a tarde, ocorreu a primeira reunião do grupo de trabalho do projeto para elaboração do Plano Municipal de Saneamento, na Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto. Na ocasião, reuniram-se as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, do Serviço Municipal de Água e Esgoto, além de técnicos da AGB Peixe Vivo e da empresa DRZ. Ficou definido que uma equipe da prefeitura será destinada para acompanhar o projeto, que deverá ter seu primeiro produto entregue em 15 dias, quando será apresentado o plano de trabalho, o programa de comunicação e o programa de mobilização.

Fonte: Assessoria de Comunicação AGB Peixe Vivo