O Parque do Onça e movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa” foram temas da reunião

19/04/2016 - 11:45

A equipe de mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Subcomitê Ribeirão Onça, Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA), Prefeitura de Belo Horizonte, PUC Minas e demais parceiros participaram da reunião do movimento “Deixem o Onça Beber Água Limpa”, que aconteceu no dia 12 de abril no bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte.

No encontro foi discutido os resultados do evento que aconteceu no dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Como resultado os presentes destacaram a indicação da Dona Júlia ao Prêmio Bom Exemplo. “Estou muito feliz, nem tenho o que falar. Muito bom, maravilhoso. E só de saber que estou fazendo uma coisa boa para o bem do meio ambiente e do mundo. A felicidade é muito grande”, afirma Dona Júlia. Clique aqui para votar na Dona Júlia, a votação acontece até 29 de abril.
Dona Júlia é cuidadora de nascente da região há 35 anos e diariamente, limpa, capina e rega em torno da nascente. Para Márcio Lima, coordenador – geral do Subcomitê Ribeirão Onça, a indicação trará ainda mais resultados positivos em prol dos cuidados com o meio ambiente “qualquer visibilidade que permita a valorização e reconhecimento no cuidado com a nascente é importante”.
No encontro, Henrique Gazzola representante da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano (SMAPU), apresentou para os presentes algumas questões sobre o Parque do Onça. Salientou sobre o processo de recolocação e deslocamento de famílias e afirmou que áreas estão sendo estudadas para acolher as mesmas. Além disso, ressaltou a importância da participação das lideranças comunitárias no processo de decisões para a concretização do Parque.
Finalizando o encontro, a 8ª edição do “Deixem o Onça Beber Água Limpa” foi marcada para acontecer no dia 11 de junho de 2016 e terá como tema “Nossa moradia: dignidade com qualidade, uma conquista”.
No evento também será assinado o Termo de Cessão de Uso de Espaço da Copasa, o qual prevê a cessão de espaço ao COMUPRA. O espaço previsto para ser cedido será a nova sede do Conselho e de seus parceiros, nele serão desenvolvidas e fortalecidas atividades socioambientais. O espaço receberá o nome de “Coletivo de Ações Socioambientais e Comunitárias do Ribeirão Onça, Casa Comum”.

Veja as fotos da reunião

[Gallery-H album=’MovimentoComupra12042016BeloHorizonte’ template=’t1]


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br