Oficinas práticas encerram programação oficial do 8º Encontro de Subcomitês

08/09/2018 - 21:06

Neste sábado (8), diversas oficinas que aconteceram simultaneamente em Jequitibá e Funilândia marcaram o encerramento do 8º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

Na comunidade de Saco de Vida, em Funilândia, Vilma Maria da Silva, mais conhecida como Dona Lolota, abriu as portas de sua casa para a atividade teórico-prático de construção de um Tanque de Evapotranspiração (TEVAP). Diversos conselheiros puderam conhecer a experiência liderada pelo Subcomitê Ribeirão Jequitibá que, em parceria com a ONG WWF-Brasil, a EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais), a prefeitura de Jequitibá e a empresa Ambev, constrói na região sistemas de esgotamento sanitário mais sustentáveis.

“A gente sai dessa experiência com a certeza que dá para fazer. Não adianta a gente só ficar esperando o edital do Comitê, os recursos da União, ou cada ente – poder público, usuário e sociedade civil – fazer algo sozinho. A gente compartilha muito essa ideia no Subcomitê de que é possível fazer algo relevante em parceria. Dessa forma, a gente conseguiu reduzir bastante os custos de instalação, porque cada um faz a sua parte”, afirmou a coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e secretária municipal de meio ambiente, Poliana Valgas.

Daniela Felippo, do Subcomitê Rio Cipó, participou atentamente da oficina. Em seu território, ela acompanha e participa de forma ativa das articulações intersetoriais para definição do esgotamento sanitário no distrito da Serra do Cipó, em Santana do Riacho. “Achei tudo fantástico. Essa pauta de esgotamento sanitário é extremamente necessária dentro do comitê, afinal de contas essa nossa cultura de ainda jogarmos dejetos nas águas é um dos grandes problemas dos nossos rios. Muitas vezes a gente fica discutindo diversos modelos de fossas e, aqui, a gente conseguiu ver na prática que é um modelo que funciona, muito barato, acessível e fácil de ser feito”, disse.

Dona Lolota, que agora contará com um novo sistema de esgotamento sanitário, também aprovou a intervenção. “Eu achei muito bom, fiquei muito feliz. Quando as plantas estiverem brotando, vai ficar ainda mais maravilhoso. Espero também que outras pessoas na região possam fazer”, contou.

Já no município de Jequitibá, várias outras oficinas também aconteceram pela manhã: de Flores, Oratório, Gastronomia, Hortas Verticais e Compostagem, além de “Cirandas de Negros Cantorias”. À tarde, dentro da programação do FestiVelhas, aconteceu uma roda de conversa com representantes de povos tradicionais da Bacia do Rio das Velhas, mediada pela professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Alenice Baeta.

Oficinas marcaram o encerramento do 8º Encontro de Subcomitês. Crédito: Bianca Aun

Balanço do evento

Ao final dos três dias de programação do 8º Encontro de Subcomitês, o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, fez um balanço positivo do evento. “Acho que foi um momento, mais uma vez, de oportunidades. Oportunidades para se encontrar pessoas, de se ver os problemas, de sentir os caminhos e descaminhos que ainda temos nessa questão hídrica. Ao mesmo tempo, fica o sentimento de fortalecimento desse território da bacia e a incorporação disso pelas pessoas, pela sociedade, sabendo o papel que cada um tem no destino do Rio das Velhas”, falou.

Poliana Valgas, anfitriã do evento, também avaliou de forma muito positiva a 8º edição do Encontro de Subcomitês, realizada em Jequitibá. “Estou muito feliz, o gestor do município também está muito contente, porque a gente viu que, realmente, cultura, arte e meio ambiente tem tudo a ver, e que cada vez mais temos que resgatar essas questões tradicionais e culturais. E, para isso, nada melhor que reunir o povo da bacia e trazer esse pessoal para a discussão”, concluiu.

Confira as fotos do terceiro dia do evento:

8º Encontro de Subcomitês

Com o tema ‘O Território Que Eu Cuido’, o 8º Encontro de Subcomitês do CBH Rio das Velhas aconteceu, esse ano, no município de Jequitibá, no Médio Rio das Velhas, entre 06 e 08 de setembro. O evento teve uma programação especial conjunta com o 30° Festival de Folclore de Jequitibá.

O Encontro de Subcomitês tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências sobre os projetos hidroambientais e discutir ações que acontecem nos territórios da bacia hidrográfica.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br