Subcomitês Ribeirão Jequitibá e Caeté/Sabará debatem novas ações para 2016

04/02/2016 - 12:09

Com o intuito de discutir novas propostas e ações de trabalho para o ano, os Subcomitês Ribeirão Jequitibá e Caeté/Sabará realizaram reuniões.

Aconteceu na terça-feira (02), no Centro Universitário de Sete lagoas (UNIFEMM), encontro do Subcomitê Ribeirão Jequitibá. Estiveram presentes o coordenador-geral, Lairson Couto, representante da UNIFEMM; a coordenadora do poder público, Celênia Tavares, representante da Câmara de Vereadores de Sete Lagoas e o coordenador de usuários de água, Guilherme Dias, representante da Estância Sejour.

Reuniaojequitiba_cbhvelhas_baixa_1
Reunião do Subcomitê Ribeirão Jequitibá em Sete Lagoas (MG).

Na reunião, os membros do Subcomitê falaram sobre a necessidade de um encontro entre os demais Subcomitês do Médio e Baixo Velhas para debaterem a questão da adequação de estradas vicinais em municípios da bacia, pois as estradas atuais impactam de forma negativa os cursos de água.
Os coordenadores também debateram sobre a necessidade da criação de grupos de trabalho entre os conselheiros para abarcar temas distintos que surgem nas reuniões do Subcomitê Ribeirão Jequitibá.
A coordenadora do poder público, Celênia Tavares, alertou sobre a necessidade de aproximação entre o Subcomitê e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sete Lagoas. Já o coordenador de usuários, Guilherme Dias, falou sobre a necessidade de compilação de informações sobre a bacia do Ribeirão Jequitibá e o coordenador-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Lairson Couto, solicitou informações sobre o atual estágio das demandas pleiteadas como projetos hidroambientais.
Por fim, foi definido que o Subcomitê Ribeirão Jequitibá, com apoio da equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas, iniciará uma capacitação para os conselheiros sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH).

montagem_utejequitiba
Região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá.

Já na quarta-feira (03), reuniram-se na Secretaria de Meio Ambiente de Sabará, o Subcomitê Caeté/Sabará. Estiveram presentes o coordenador geral, Ademir Bento, representante da ONG MACACA; a coordenadora de usuários de água, Lidiany Fonseca, representante da SAAE; o coordenador do poder público, Júlio Bernardes , representante da Prefeitura de Sabará e os conselheiros Rodrigo Oliveira da AngloGold e Manuela Diniz da Prefeitura de Sabará.

montagem_reuniaocaetesabara
Reunião do Subcomitê Caeté/Sabará em Sabará (MG).

Na reunião, os presentes discutiram sobre a necessidade da criação de um planejamento das atividades do Subcomitê e discutiram a participação dos conselheiros nas Plenárias do CBH Rio das Velhas.
O coordenador do poder público, Júlio Bernardes apresentou aos demais a parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente de Sabará e o Projeto Manuelzão, a fim de cadastrar nascentes da bacia do Rio Vermelho. E também discutiram sobre a possibilidade do plantio de espécies nativas na bacia.
Os presentes discutiram sobre a demanda do Projeto Hidroambiental no distrito de Morro Vermelho, situado em Caeté, e sobre a necessidade de intervenção na Mata da Caixinha, também em Caeté.
Na reunião, os conselheiros elencaram a bacia do Ribeirão do Gaia como o principal foco de trabalho para o ano. Para a bacia, foram propostas ações de identificação de agricultores familiares, áreas passíveis de recomposição vegetal, oficinas sobre bacia hidrográfica e a execução do Projeto Hidroambiental que já foi definido para o local.

montagem_utecaetesabara
Unidade Territorial Estratégica (UTE) Caeté/Sabará.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br