Plenária aprova instituição do Subcomitê Poderoso Vermelho

15/05/2015 - 13:14

O Subcomitê Poderoso Vermelho, formado recentemente, foi aprovado e instituído na plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas realizada no último dia 13 de maio. Com mais esse grupo, o Comitê soma 16 Subcomitês.

A Unidade Territorial do Subcomitê Poderoso Vermelho abrange uma área importante da bacia e faz parte do Médio rio das Velhas. Compõem a localidade os municípios de Taquaraçu de Minas, Sabará e Santa Luzia. O Subcomitê recebeu esse nome devido aos rios Vermelho e Poderoso, importantes cursos d’água da região.

84plenaria_cbhvelhas_tantoexpresso_credito_michelleparron_web-26

“Agradeço a todos e quero dizer que iremos caminhar junto ao Comitê em busca de melhorias e projetos para a região e toda a bacia do rio das Velhas”, comentou o coordenador geral do Subcomitê, Deusdedite Ferreira de Aguiar, que também é secretário de meio ambiente de Santa Luzia.

“Quando um Subcomitê se forma é preciso que todos se mobilizem”, afirmou ao ressaltar que “a prioridade é discutir projetos e ações de reflorestamento, preservação de nascentes, tratamento de esgoto, entre outros que contemplem o rio das Velhas e com ele toda a região”.

Veja onde está localizada a região do subcomitê Poderoso Vermelho

Subcomitês

Os Subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas nas sub-bacias hidrográficas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas da Unidade Territorial Estratégica pertencente.

Outra atribuição do Subcomitê é revelar os conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais constatados.

A eleição para coordenação do Subcomitê Poderoso Vermelho ocorreu no dia 5 de março, em Santa Luzia.
Conheça a UTE (Unidade Territorial Estratégica) Poderoso Vermelho. Veja a matéria completa.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br