Presidentes de Comitês mineiros se reúnem em Belo Horizonte

29/08/2014 - 14:28

Fórum reúne coordenadores e integrantes dos Comitês mineiros; situação atual dos recursos hídricos é discutida e preocupa participantes.

O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no CREA-Minas Gerais. O coordenador geral do Fórum, Hideraldo Buch fez a abertura do evento e destacou a crise da água e a oportunidade que o Fórum tem neste momento que realiza esse encontro de chamar atenção para a atual realidade do país. “A situação é preocupante. Reunidos em nome de nossos Comitês queremos dialogar e buscar propostas para que a situação não se agrave”, disse.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques, esteve presente e ressaltou a importância de trabalhar em conjunto as questões ambientais. “Que esse Fórum seja uma fonte inspiradora de ideias. Para que possamos fazer em Minas Gerais um sistema forte, quanto aos recursos hídricos, para que ele nos assegure nesses tempos difíceis”, destacou.

[Gallery-H album=’ForumMineiroDeComitesDeBaciaHidrografica27082014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Rodrigo Sampaio)

Para a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), o encontro foi uma oportunidade de pensar novas propostas. “Precisamos pensar numa pauta objetiva e direta para resolver essas questões hídricas. Pensar prioridades e planos para nossas bacias e para isso temos que ser agentes que viabilizam essas soluções”.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, ressaltou a representatividade de encontro. “Precisamos definir estratégias para os Comitês. Não podemos existir apenas para constar nas formalidades. Temos que existir para atuar e com qualidade. Atualmente a gestão dos Comitês requer de todos uma prática verdadeira e viável”, reforça.

O Fórum ainda contou com a participação do assessor técnico da presidência do CREA- MG, Newton Reis de Oliveira Luz, que abordou a atuação do Conselho na gestão ambiental e de recursos hídricos de Minas Gerais e do presidente do HIDROEX, professor Otávio Elisio, que explanou sobre a importância e o objetivo do HIDROEX. Foram também temas das apresentações: o projeto Grande Minas – União pelas águas, apresentado por Tereza Cristina e pelo professor Collares. Os trabalhos no território do Comitê Hidrográfico do rio Piranga, a experiência do CREA-Minas no envolvimento com os planos municipais de Saneamento Básico e outros assuntos referentes aos encaminhamentos dos Comitês também foram discutidos.

Moção Comitê da Bacia do Rio Pará

Na oportunidade, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, por meio de sua presidente, Regina Greco, apresentou a plenária Moção solicitando que o Licenciamento Ambiental das extrações de areias que ocorrem individualmente nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e nas águas superficiais dos cursos d’águas de Minas Gerais, em especial a do Rio Pará, seja analisado devido à degradação que a análise individual por empreendimento tem gerado, em função da concessão de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAFs) que são de difícil fiscalização.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br