Projeto hidroambiental de Diagnóstico de Nascentes Urbanas realizou visita em parques recuperados, em Belo Horizonte

01/11/2017 - 14:39

Nem a chuva que caiu durante a manhã do dia 28 de outubro impediu a realização do passeio programado pelo projeto hidroambiental de Elaboração de Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça em Belo Horizonte. O objetivo original era visitar o Parque Nossa Senhora da Piedade, na Região do Baixo Onça, o Parque Serra Verde, na Região do Isidoro, e o Parque José Lopes dos Reis, o Baleares, na Região do Vilarinho. Essas três regiões formam a área de abrangência do projeto que está realizando, entre outras atividades, um Curso de Sensibilização Ambiental.

O curso é composto de oito módulos, sendo quatro deles em ambiente de sala de aula, três em visitas de campo, mais o encerramento também em sala de aula. Uma das aulas externas foi a visita aos parques para mostrar como é possível transformar áreas degradadas ambientalmente em espaços socioculturais de lazer, de proteção às nascentes e de contato com a natureza. Ainda serão realizadas duas visitas de campo, para observação de hortas comunitárias próximas à nascentes e para plantio de mudas silvestres nativas da região. O Curso de Sensibilização Ambiental é voltado para moradores da UTE Ribeirão Onça, especialmente nas três regiões selecionadas, visando mobilizar a comunidade para assumir o cuidado ambiental com as nascentes que estão sendo cadastradas pelo projeto.

Na visita de sábado, em função da chuva, cerca de 50 pessoas reuniram-se no Parque Nossa Senhora da Piedade. Na sala multimeios do parque assistiram à palestra de Maria José Zeferino Vieira, a Majô, do Núcleo Local Nossa Senhora da Piedade do Projeto Manuelzão, e uma das responsáveis pelo processo de criação e transformação do parque. Ainda participaram da palestra a ex-técnica do Programa de Recuperação Ambiental Drenurbs, Paula Bartoli, e a funcionária do Instituto Estadual de Florestas no Parque Serra Verde, Sônia Furtado. Ambas apresentaram sua experiência no processo de criação dos parques urbanos e a conservação de nascentes.

Após as palestras, o grupo fez o passeio pelo Parque Nossa Senhora da Piedade e pelo Parque Baleares. Não foi possível visitar o Parque Serra Verde devido ao excesso de lama no acesso. Um dos visitantes, Jurandir da Cruz Maciel, morador do Jardim Felicidade, ficou impressionado com a beleza e o alto grau de conservação do Parque Nossa Senhora da Piedade. “É impressionante como eu já havia passado aqui pelo bairro e nunca imaginei que aqui dentro poderia haver um local tão especial, tão bem cuidado. Isso é inspirador para nós, porque eu também trabalho com uma nascente mantendo uma horta e quero poder fazer muito mais ainda pelas nossas nascentes”, concluiu.

O projeto hidroambiental de Diagnóstico de Nascentes Urbanas é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Rio das Velhas, junto com o Subcomitê da Bacia Hidrográfica (SCBH) Ribeirão Onça, com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo. Além do Curso de Sensibilização Ambiental já foram realizados seminários iniciais nas três regiões de abrangência e está em andamento o cadastro de nascentes na mesma área. Serão realizados ainda diagnóstico da qualidade das águas das fontes cadastradas, capacitação e elaboração coletiva de Plano de Manejo Comunitário de Nascentes, simpósio técnico e seminário de encerramento. Com duração de dezoito meses, o projeto é financiado com recursos da cobrança pelo uso da água, administrados pelo CBH Rio das Velhas, conforme determinação da Lei nº 9.433/1997, também conhecida como Lei das Águas.


Comunidades participam de passeio programado em parques recuperados na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, em Belo Horizonte. Crédito: NMC Projetos e Consultoria LTDA

 

Fonte: NMC Projetos e Consultoria Ltda