Projeto Hidroambiental de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Bicudo é entregue em Morro da Garça e Corinto

19/09/2015 - 14:18

Atender as reivindicações da comunidade, bem como recuperar e preservar a Bacia do Rio Bicudo. Esses foram os objetivos principais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) que realizou, juntamente com entidades parceiras, o “Seminário Final do Programa de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Bicudo – Construção de Barraginhas”, no dia 15 de setembro, na Casa de Cultura do Sertão, em Morro da Garça (MG) e no dia 16 na Associação Municipal da Micro Região do Médio Rio das Velhas (Amev), em Corinto (MG). O Seminário teve como intenção apresentar para a comunidade local a execução do projeto hidroambiental com as intervenções que foram realizadas e também entregar oficialmente as obras.

O Projeto recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Bicudo previa a construção de 308 barraginhas que são mini-barramentos, em forma de meia lua, que recolhem a água da chuva, retendo sedimentos oriundos das enxurradas. Sendo assim, facilitam a infiltração da água superficial, elevam o nível do lençol freático, diminuem a erosão e o assoreamento de córregos e rios e criam sustentabilidade familiar.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a NeoGeo Geotecnologia Ltda que foi a responsável pela construção das barraginhas e que passou por fiscalização da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo).

A integrante da equipe da NeoGeo, Juliane Azevedo, disse que o que tem levado a melhores resultados para a sociedade é o sentimento de coletividade dos produtores. “O sucesso só ocorre quando os produtores se organizam e buscam melhores resultados não só para eles como também para a comunidade, associações ou sindicatos. E foi isso que vimos aqui e que consideramos o mais significativo”, afirma.

Veja a apresentação da NeoGeo

 

Os donos das propriedades receberam as barraginhas sem nenhum custo, já que o projeto foi financiado pelo recurso da cobrança pelo uso da água.

Já o coordenador do Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) do Rio Bicudo, Leandro Vaz Pereira, lembrou que o projeto de recuperação da bacia do Rio Bicudo que foi entregue é inédito na região. “Foi um projeto louvável, que superou o previsto com a construção de 314 barraginhas e que vai promover a melhoria hidroambiental em pontos diversos de estradas rurais na bacia do rio Bicudo e que também realizou ações de educação ambiental e mobilização social”, explica.

Leandro Vaz Pereira ressaltou ainda que as barraginhas são ferramentas importantes. “No entanto, é fundamental que existam outras iniciativas para a preservação das águas como a proteção das matas ciliares e os cuidados com a manutenção do sistema”, esclarece.

“Não paramos por aqui. Com o objetivo de preservar as matas ciliares em volta das nascentes, adequar as entradas, pois 50% dos assoreamentos da região ocorrem devido às estradas inadequadas, e a construção de mais barraginhas, o SCBH Bicudo apresentou, no chamamento público de projetos de demandas espontâneas do CBH Rio das Velhas, uma proposta que foi aprovada”, comemora Leandro.

Reunião Ordinária do SCBH Bicudo 

O “Seminário Final do Programa de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Bicudo – Construção de Barraginhas”, realizada no dia 16 de setembro, em Corinto, ocorreu durante a Reunião Ordinária do SCBH Bicudo.

Além do Seminário, foi realizado durante a reunião um informe sobre a visita de campo, no dia 19 de agosto, realizada na propriedade de Luís Fernando, que recuperou duas nascentes do rio Capivara, localizadas em suas terras e que estavam degradadas. Os leitores interessados podem conferir a matéria sobre esta visita: Subcomitê do Rio Bicudo promove visita técnica a nascentes do Rio Capivara.

Também foi apresentado um informe sobre a demanda espontânea de projeto apresentada pelo SCBH Bicudo ao CBH Rio das Velhas.

Veja as fotos da reunião

[Gallery-H album=’SeminarioFinalESCBHRioBicudo16DeSetembroDe2015Corinto’ template=’t1]

 

Confira outras notícias sobre o projeto de recuperação da bacia do Rio Bicudo 

Projeto hidroambiental que promoverá a recuperação da bacia do RioBicudo tem início em Morro da Garça e Corinto

Projeto de recuperação da bacia do Rio Bicudo “Construção de Barraginhas” já está sendo realizado em Morro da Garça e Corinto

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br