Projeto que identifica áreas de recarga de lençol freático é iniciado na UTE Ribeirão Picão

24/10/2017 - 11:12

Na última quinta-feira (19/10), a cidade de Corinto foi sede do Seminário Inicial dos Serviços para Melhoria Hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Picão, promovidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). O evento marca o início do projeto que tem por objetivo a identificação de áreas de recarga de lençol freático, através da elaboração de diagnóstico ambiental nas microbacias urbanas de Corinto, na região do Médio Baixo Rio das Velhas.

O escopo prevê ainda o cadastramento de cinco nascentes, com a recomposição de vegetação e o cercamento dessas áreas. Será também elaborado um Plano de Ações, que em princípio contemplará a recuperação de fundo de vale em áreas urbanas, e promovido um Programa de Educação Socioambiental junto à população local, rede pública de ensino e agentes públicos municipais, visando à conservação das águas e preservação dos córregos urbanos. Ao total, serão investidos mais de R$ 200 mil no projeto e a origem do recurso vem da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Leandro Vaz Pereira, que é coordenador-geral do Subcomitê (SCBH) Rio Bicudo, mas que, via prefeitura municipal de Corinto, foi o proponente na UTE Ribeirão Picão, destacou a importância do projeto em nível local: “Era um sonho de toda a população ter uma ação capaz de trazer soluções para a preservação, conservação e recuperação das bacias urbanas da cidade. Creio que ela poderá funcionar como uma forma de trazer consciência ambiental a todos e servir de exemplo para toda a UTE e Bacia do Rio das Velhas”, disse.

 Seminário em Corinto marcou o início do projeto que tem por objetivo a identificação de áreas de recarga de lençol freático (Fotos: Localmaq)

As atividades do projeto hidroambiental estão concentradas nas microbacias urbanas dos Córregos Curralinho, Pindaíba, Cinzas e um sem nome. Estas microbacias, por apresentarem uma reserva estratégica de água, funcionam como alternativa de abastecimento para a sede urbana, mas têm sofrido com diversas pressões ambientais. Os proponentes do projeto escolheram a região em função da sua importância no contexto hidrológico e por beneficiarem um grande número de habitantes que vivem e utilizam os recursos hídricos nessa região.

“As pessoas terão um olhar de valorização sobre o lugar onde moram. As escolas, entidades e comunidade em geral certamente tratarão a causa ambiental com outra concepção, o que trará um ganho inestimável. É assim que está sendo encarado esse projeto que começa a ser uma realidade”, afirmou Leandro.

Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’

O Projeto para Melhoria Hidroambiental da UTE Ribeirão Picão está alinhado ao pilar do programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ – pacto em prol da conservação e revitalização de toda a Bacia Hidrográfica – que destaca a conservação e produção de água e prevê ações para proteção de nascentes e áreas de recarga, fortalecimento de programas de nascentes urbanas e rurais e a implantação de projetos voltados para o aumento da permeabilidade do solo.

O projeto foi aprovado no Primeiro Chamamento Público de Projetos do CBH Rio das Velhas, ainda em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

UTE Ribeirão Picão

A UTE Ribeirão Picão localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça e Santo Hipólito. A unidade ocupa uma área de 1.716,59 km² e detém uma população de 1.716,59 habitantes. O rio principal desta UTE é o Ribeirão Picão, com 80,25 quilômetros de extensão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br