CBH Rio das Velhas é finalista do Prêmio ANA 2014

04/11/2014 - 20:08

O resultado foi revelado na tarde desta quinta-feira (6) e enviado ao órgão pela especialista em recursos hídricos da Agência, Fernanda Abreu, responsável pela vistoria em Minas Gerais. O Comitê concorreu com o projeto ‘Valorização das Nascentes Urbanas nas Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça’, uma iniciativa que visa catalogar, divulgar e valorizar as iniciativas de recuperação e proteção em torno das nascentes, na categoria ‘Organismo de Bacia’.

Saiba mais sobre o projeto acessando: agbpeixevivo.org.br/nascentesurbanas

Para a visita da ANA que ocorreu no dia 31 de outubro, os locais escolhidos foram: a sub-bacia Córrego Navio Baleia, região do Ribeirão Arrudas, cuidada por Ernesto Soares da Conceição (Sr. Nonô); a nascente da sub-bacia do Ribeirão do Onça, cuidada por Itamar Lírio da Cruz e a da sub-bacia Córrego Ferrugem, de responsabilidade do Parque Ecológico Eldorado, em Contagem.

Veja fotos das visitas

[Gallery-H album=’VisitaANABeloHorizonte31102014′ template=’t1′]

O Comitê concorre ao prêmio com mais dois projetos: “Diagnóstico ambiental e dimensionamento de medidas de mitigação para minas d’água na área de abrangência do Comitê Guandu”; do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu (Guandu Mirim e da Guarda) e “Rio+Limpo”, do Consórcio Intermunicipal para conservação do remanescente do rio Paraná e áreas de influência.
De acordo com a ANA, foram 452 inscrições. Entre todos os concorrentes, a Comissão Julgadora escolheu os três melhores trabalhos das sete categorias em disputa: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Entre os projetos selecionados em todas as categorias: o Paraná tem (4), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3), Pará (2), Rio Grande do Sul (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e São Paulo (1).

Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para três de dezembro, em Brasília. Nesta edição os vencedores ganharão uma viagem ao próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coréia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

Veja listagem completa dos finalistas:

Para mais informações sobre o Prêmio ANA 2014 acesse: www.premio.ana.gov.br

 


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br