Resultados dos Projetos de Mobilização e Comunicação são apresentados na Ctecom

15/12/2015 - 12:29

A Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se, no dia 9 de dezembro, na sede do Comitê, em Belo Horizonte, para apresentação das atividades desenvolvidas pelas equipes dos projetos de Mobilização e Comunicação.

Projeto de Mobilização

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é responsável pelo Projeto de Educação e Mobilização Social na Bacia do Rio das Velhas, desde abril de 2013.

O assessor administrativo e de logística do Projeto de Mobilização, Dimas Correa, mostrou em sua apresentação na Ctecom as ações que são desenvolvidas pela equipe de Mobilização. Dentre elas estão: organização, apoio e acompanhamento dos Subcomitês; apoio à AGB Peixe Vivo para o acompanhamento das Câmaras Técnicas; apoio à AGB Peixe Vivo para realização da Plenária do CBH Rio das Velhas; divulgação e mobilização para acompanhamento das ações e programas do PDRH Rio das Velhas; organização de capacitação continuada para os membros do CBH Rio das Velhas e organização de eventos.

A equipe de Mobilização também realiza um trabalho de Geoprocessamento na Bacia do Rio das Velhas. A responsável pelo Geoprocessamento, Izabel Nogueira, mostrou o que já foi feito nessa área, como por exemplo, mapas de localização, mapas de análises de dados, mapas ilustrativos, estudos cartográficos, organização da mapoteca do CBH Rio das Velhas e da base de dados, entre outras atividades.

Veja a apresentação do Projeto de Mobilização

Projeto de Comunicação 

Desde agosto de 2014, a Tanto Expresso executa o Projeto de Comunicação do CBH Rio das Velhas. A empresa implantou um programa de Comunicação que assegura a oferta e difusão de informações sobre as ações e gestão do Comitê. Os resultados dos trabalhos foram apresentados pelo diretor de Comunicação da Tanto Expresso, Rodrigo Rezende de Angelis e pela coordenadora de Comunicação, Natália Fernandes Nogueira Lara.

Dentre os principais resultados está a reformulação do portal do CBH Rio das Velhas com atualização constante e novo layout. São produzidos, em média, 20 textos por mês abordando as ações do Comitê, Subcomitês e Câmaras Técnicas; cobertura de eventos, reuniões, entre outros.

Também foi elaborado e implantado um Manual de Identidade coorporativa o que possibilita a devida aplicação da mesma e, consequentemente, seu fortalecimento. O Manual contém as dimensões mínimas de reprodução; especificações técnicas das cores utilizadas na marca e a regulamentação da aplicação em diferentes condições de impressão e fundos de cor; demonstração de situações de aplicação da marca a serem evitadas; aplicações para identidade visual, placas, banners, frotas, brindes e outros.

Também é realizado o monitoramento de mídia o que mostra que o Comitê tem conseguido se manter como fonte dos principais veículos de comunicação do estado. Há cerca de 30 inserções por mês sobre o Comitê e o Rio das Velhas na imprensa, em veículos tais como: TV Globo, TV Alterosa, Band Minas, Estado de Minas, O Tempo, Hoje em Dia, O Metro, Rádio CBN, Rádio Itatiaia.

A equipe de Comunicação também realiza a confecção de materiais gráficos, tais como, banners, folders, e cartilhas, informativo e revista além do Planejamento de eventos;
continuidade dos serviços de jornalismo, fotografia, assessoria de imprensa, relações públicas, clipping, mailing, web e redes sociais. 

Veja a apresentação do Projeto de Comunicação 

Confira as fotos da reunião

montagem_ctecom

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br