Saneamento Básico no Brasil é tema de palestra durante Encontro Internacional de Revitalização de Rios

13/11/2017 - 10:01

A palestra ‘Desafios e Cenários Futuros para o Saneamento Básico’ foca nos principais indicadores dos serviços de água e esgotamento sanitário no país, utilizando fontes de dados como o SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – e o atual Atlas de Despoluição das Bacias Hidrográficas, da Agência Nacional das Águas – ANA. Ambas as fontes de informações são bases para a construção dos estudos e posicionamentos do Instituto Trata Brasil.

Assim, para apresentar os efeitos de comparação, Rubens Filho, do Instituto Trata Brasil, apresentará no dia 29 de novembro, às 14h, durante a programação do III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, os atuais estudos sobre os benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento no Brasil. O objetivo é expor os reais ganhos que a sociedade brasileira pode obter com a chegada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 100% da população.

Palestrante: Rubens Filho – é jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) com experiências em comunicação de órgãos públicos do interior de São Paulo e jornalismo cultural pela Europa. Desde o segundo semestre de 2013, coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: https://cbhvelhas.org.br/encontrointernacional/