SCBH Ribeirão da Mata reúne-se para eleição

07/10/2015 - 0:50

O Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) Ribeirão da Mata reuniu-se, no dia 30 de setembro, no auditório da prefeitura de Pedro Leopoldo (MG) para eleição do coordenador-geral. O SCBH Ribeirão da Mata abrange os municípios de Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Santa Luzia e Vespasiano.

Para definir o coordenador-geral do SCBH Ribeirão da Mata os presentes dividiram-se em três grupos (sociedade civil, poder público e usuários de agua). Cada grupo elegeu um candidato para definir o coordenador-geral.

O atual coordenador-geral, Procópio de Castro, foi mantido no cargo. “Ser reeleito só aumenta a minha responsabilidade. Todo o trabalho de saneamento sistemático da bacia começou antes mesmo do SCBH Ribeirão da Mata ser instituído. Precisamos continuar a trabalhar em parceria com as prefeituras e tentar conseguir novas formas de articulação com as mesmas bem como com a Copasa”, afirma.

Durante a reunião, o representante da prefeitura de Ribeirão das Neves, Rodrigo Hott Pimenta, mostrou aos presentes como funciona a gestão de uma bacia hidrográfica. Ele explicou que tudo que acontece na bacia reflete na qualidade e na quantidade das águas.

A representante da Copasa, Solange Maria da Costa, apresentou a realidade das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na região do SCBH Ribeirão da Mata. A apresentação foi uma resposta da Copasa a uma demanda do Subcomitê que tinha solicitado a atualização de dados sobre as visitas técnicas realizadas anteriormente nas ETEs.

Veja a apresentação da Copasa

O coordenador-geral reeleito, Procópio de Catro, finalizou a reunião falando sobre as três ações que ele considera importante para o SCBH Ribeirão da Mata: um projeto de educação ambiental, um estudo das lacunas que existem nas ETEs e a solução para regiões que se encontram no Carste e que não possuem saneamento básico.

Veja as fotos da reunião

[Gallery-H album=’EleicaoRibeiraoDaMata30092015PedroLeopoldo’ template=’t1]

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br