Seminário realizado pelo CBH Rio das Velhas na Serra do Cipó reúne grande número de participantes

29/09/2014 - 10:24

Para a comunidade parceria entre CBH Rio das Velhas e Subcomitê Rio Cipó é fundamental para que a conscientização ambiental aconteça de forma integral e coletiva.

Com o intuito de discutir e pensar alternativas para reduzir o impacto ambiental na Bacia do rio Cipó, o CBH Rio das Velhas realizou em parceria com o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cipó, no dia 22 de setembro, Seminário voltado ao esgotamento sanitário.

O evento foi um sucesso e contou com a participação de mais de 150 pessoas entre; populares, estudantes e integrantes do Subcomitê que lotaram a Associação João Nogueira Duarte e Fundação Comunitária Rio Cipó. Entre os participantes estavam 42 estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Escola Estadual Dr. Eduardo Góes Filho, de São José de Almeida, distrito de Jabuticatubas, que fica a 30 km do distrito de Serra do Cipó.

“Nosso intuito é fazer com que os alunos tenham mai informações sobre os recursos hídricos, conheçam seus problemas e impactos causados pelo esgotamento sanitário. Junto às informações colhidas nas palestras faremos atividades que levem conhecimento da sala de aula para a casa dos alunos”, disse o orientador pedagógico do colégio, Joaquim Rosa dos Reis que acompanhava a turma. Para ele, o Seminário além de trazer informações proporcionou aos alunos a interdisciplinaridade. “Com os trabalhos apresentados poderemos trabalhar com os alunos a biologia, a geografia e a ciência”.

Os assuntos abordados no Seminário foram: a aplicabilidade de sistemas de tanques sépticos e sumidouros no Distrito de Serra do Cipó: principais condicionantes; o Uso de tecnologias de jardins filtrantes para tratamento de esgoto da ETE – Sabará e Soluções ecológicas de baixo custo para o esgotamento sanitário.

Veja como foi o evento

[Gallery-H album=’SeminarioEsgotamentoSanitarioRioCipoSerraDoCipo22092014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – Tanto Expresso (Michelle Parron)

Seminário como integração e oportunidade

Para Fernanda Loyola, coordenadora do Subcomitê Rio Cipó, os seminários são esclarecedores e espaços de democratização das informações. “Os Seminários são oportunidades para que a comunidade participe e discuta assuntos ligados ao seu dia a dia”. Ainda segundo ela, discutir o esgotamento sanitário é uma questão fundamental, principalmente na bacia que é de proteção permanente e precisa de cuidados. “Pensar alternativas para reduzir os impactos é fundamental, pois o Cipó é um dos poucos rios de preservação permanente que existem hoje no estado de Minas Gerais”, afirma.

Como informou com todos os trabalhos realizados de conscientização e sensibilização local, houve mudanças na mentalidade e no comportamento da comunidade em relação ao meio ambiente. É o que também reforça Diego Cirino Teixeira, secretário de Agricultura e diretor de Meio Ambiente de Santana do Riacho. “Atualmente sentimos que a população está procurando mais informações sobre preservação ambiental e quer participar dos projetos que protege e revitaliza as nascentes”, disse.

A expectativa pós-seminário, de acordo com a coordenadora Fernanda Loyola, é que a comunidade seja sensibilizada da necessidade de se ter alternativas para minimizar os problemas de saneamento de uma forma geral, mas principalmente sobre o esgoto que afeta diretamente os recursos hídricos.  “A parceria CBH Rio das Velhas e o Subcomitê Rio Cipó tem dado frutos e é fundamental para fortalecer a união entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, pois o Comitê tem sido ponte para que a comunidade seja ouvida”, ressalta Diego.

Conheça a bacia do rio Cipó

[Gallery-H album=’BaciaDoRioCipo’ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Bianca Aun e Lucas Nishimoto)


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br