Situação na região do rompimento da barragem em Itabirito preocupa CBH Rio das Velhas

12/09/2014 - 14:50

Durante vistoria, presidente do Comitê demonstrou preocupação com a situação e cobrou providências das autoridades.

O presidente do CBH Velhas, Marcus Vinícius Polignano, vistoriou nesta quinta-feira (11), os rios e córregos em Itabirito, Região Central do estado, a 55 quilômetros de Belo Horizonte, onde aconteceu o rompimento da barragem B1 da Herculano Mineradora que matou dois trabalhadores.

A situação preocupou o presidente Polignano que esteve com autoridades civis, militares e representantes da empresa durante a visita. O rompimento da barragem já contaminou os ribeirões do Silva e do Eixo ou Mata-porcos, afluentes do Rio Itabirito, que por sua vez deságua no Rio das Velhas, onde é feita a captação de água para parte de Belo Horizonte. “O quadro pode se agravar, comprometendo o abastecimento na capital e municípios da região metropolitana”, alertou.

A preocupação agora é com a barragem B3 que também corre o risco de se romper, segundo o coordenador das Promotorias de Meio Ambiente de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto. Para ele, a situação é de alerta total e, se o fato se confirmar, as conseqüências serão maiores para o Rio das Velhas.

Vistoria na região

Durante toda à tarde desta quinta-feira (11), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, acompanhado de uma equipe técnica esteve no local e na mineradora, quando falou com os diretores sobre a necessidade de reparar o mais rápido possível os danos, para conter o avanço do processo de degradação. A preocupação do presidente é que ao chegar ao Rio das Velhas, a carga de sedimentos liberada pela barragem e que desceu pelos ribeirões comprometa o funcionamento da estação Bela Fama, responsável pelo abastecimento de água de 40% da população da Região Metropolitana e 60% da capital.

Segundo Polignano, nas averiguações, pôde-se perceber que já há grave e grande contaminação do meio ambiente. “O Ribeirão do Silva exibe os efeitos da carga que recebeu. As margens estão cobertas de lama, enquanto o filete de água tem um aspecto escuro e espesso. O leito está com alta turbidez”, ressalta.

Acompanhe toda a vistoria em fotos:

[Gallery-H album=’RompimentoDaBarragemDeMineracaoSubbaciaItabiritoMG11092014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Michelle Parron)

Acompanhamento da situação

“O andamento dos trabalhos das equipes e a situação das águas dos córregos e rios serão acompanhadas de perto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas”, assegurou Polignano ao afirmar que a vistoria e todos os dados coletados serão analisados. Um relatório também será confeccionado para averiguação da situação e para que medidas cabíveis sejam tomadas. “Primeiramente nos solidarizamos com as famílias das vítimas. Nossa preocupação é que as conseqüências sejam maiores para o Rio das Velhas. Nesse sentido, estaremos acompanhando de perto todas as decisões tomadas e consequentemente fazendo as análises do Rio”, disse. O Ministério Público de Minas Gerais conduz investigação paralela às da Polícia Civil e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que interditou o empreendimento para determinar a extensão do dano ambiental e as causas do rompimento da barragem de rejeitos na mineradora.

Ouça o depoimento do presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícus Polignano:


Áudio disponível para download, de uso livre para a imprensa

 

Conheça a sub-bacia do Rio Itabirito e a Estação de Tratamento de Água de Bela Fama – COPASA

[Gallery-H album=’SubBaciaHidrograficaRioItabiritoEETABelaFamaCOPASA’ template=’t1′]

Geografia da região – Mapas disponíveis para DOWNLOAD. Clique em expandir para ver em tela cheia.

Imprensa

A vistoria e as constatações do presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, foi destaque em toda a imprensa da capital que acompanhou e reportou com preocupação a situação dos rios e córregos já atingidos e a possível piora no caso de agravamento do quadro que pode comprometer o abastecimento na capital e municípios da região metropolitana.

Veja a repercussão na imprensa:

TV Globo – MGTV 2ª edição – 11/09/2014
TV Globo – Bom Dia Minas: 11/09/2014
Jornal O Estado de Minas – 12/09/2014
Jornal O Tempo: 12/09/2014


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br