Subcomitê Águas da Moeda elege novos conselheiros e tem expressiva participação da sociedade civil

02/05/2019 - 14:49

Abrangendo uma área de 544,32 km² com uma população de quase 89,5 mil pessoas, a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Águas da Moeda é composta pelos municípios de Itabirito, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Sabará. Na terça-feira (30), o Subcomitê Águas da Moeda, que atua neste território, elegeu seus novos conselheiros para ocuparem as cadeiras da sociedade civil, dos usuários e do poder público, durante reunião em Nova Lima. Além da eleição, foi apresentado o projeto hidroambiental “Por aqui passa um rio” e realizada a apresentação final do projeto hidroambiental “Elaboração de Diagnóstico Hidroambiental de Nascentes, Focos Erosivos e Áreas Degradadas na Área de Influência Hídrica da Estação Ecológica de Fechos, Nova Lima/MG”.

Realizada de dois em dois anos, além da definição das coordenações, as eleições dos subcomitês também apontam titulares e suplentes para cada segmento. As vagas são ocupadas em igual número em cada uma das esferas por quem se apresenta na reunião ou se manifesta previamente.

Para a gestão de 2019 a 2021, um fator que chamou a atenção foi a presença, em peso, de candidatos para representarem a sociedade civil. Foram 12 participantes deste segmento, seguidos de cinco dos usuários de água e quatro do poder público. Para coordenação foram eleitos os nomes de: Viviane Alves da Costa, da Associação PROMUTUCA – Coordenação da Sociedade Civil; Mauro Lobo, da mineradora Vale – Coordenação dos Usuários. Já para a cadeira do Poder Público, os presentes não manifestaram interesse em eleger a coordenação, que deverá ser realizada junto a eleição do coordenador geral do Subcomitê na próxima reunião.

Eleita para assumir a coordenação da sociedade civil, a integrante da Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca – PROMUTUCA, Viviane Alves da Costa acredita que a expressiva participação da sociedade civil nas eleições se deve ao atual momento de insegurança que a bacia está vivendo. Só da região de Macacos compareceram três associações em busca de representatividade. Para Viviane, a coordenação tem, entre outras funções, a de integração, de cuidar das questões de convocação e de definição de pauta. “Eu espero refletir os anseios dos conselheiros e dos suplentes. Que a gente possa discutir importantes temas e aproveitar essa grande participação popular, seja na proposição de projetos, de encaminhamentos, de discussões e de propostas da UTE Águas da Moedas.

Veja as fotos da reunião:

 

“Por aqui passa um rio”

Durante a reunião do Subcomitê, a equipe da Embaúba Ambiental apresentou o Projeto Hidroambiental “Por aqui passa um rio” que está em execução na UTE Águas da Moeda e surgiu da demanda do próprio Subcomitê no desejo de ampliar o conhecimento da população da quanto à qualidade da água dos corpos hídricos que a compõem. As ações do projeto buscam promover a sensibilização ambiental através da participação ativa das pessoas nas estratégias de preservação dos recursos hídricos da região.

Segundo a engenheira ambiental Andrezza Carla Bueno da Silva, da Embaúba Ambiental, executora do projeto, a UTE tem nove microregiões onde serão criados nove grupos que receberão capacitação sobre o papel do comitê, informações sobre a bacia, o uso do solo e como realizar a análise da água utilizando kits que serão disponibilizados aos participantes. “Os grupos serão montados a partir de um evento, que tem previsão para acontecer em julho, onde ocorrerá a capacitação. Em agosto e setembro estão previstas as primeiras coletas em tempo seco. Já em novembro e dezembro serão realizadas as coletas do período chuvoso. Em dezembro fechamos o projeto com a apresentação de todos os resultados e a gente vai poder mostrar como está a qualidade da água na UTE em diversos pontos”, explica a engenheira ambiental.

202 nascentes são catalogadas na UTE Águas da Moeda

O Projeto Hidroambiental “Elaboração de Diagnóstico Hidroambiental de Nascentes, Focos Erosivos e Áreas Degradadas na Área de Influência Hídrica da Estação Ecológica de Fechos, Nova Lima/MG”, teve sua apresentação final realizada durante a reunião do Subcomitê. O trabalho realizado possibilitou a identificação e catalogação de 202 nascentes, focos erosivos e áreas degradadas ao longo do percurso das águas da microbacia dos córregos Fechos, Tamanduá e Marumbé.

 

De acordo com Graciele Muniz, coordenadora do projeto e engenheira ambiental na Projeta Engenharia, o diagnóstico vai ajudar na preservação das nascentes mapeadas e na recuperação das áreas degradadas. “A gente viu uma degradação muito grande em função do turismo, da captação irregular e das trilhas. E na maioria das nascentes a gente pensou que poderia ser uma situação até pior, mas a maioria estava preservada”, comenta. Em relação as captações irregulares, a coordenadora acredita que o diagnóstico poderá colaborar na regularização.

Um dos produtos gerados pelo projeto foi um catálogo que traz diversos dados sobre o trabalho realizado nas microbacias. 

A UTE

A UTE Águas da Moeda está localizada no Alto Rio das Velhas, composta pelos municípios de Itabirito, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Sabará. A unidade possui uma área de 544,32 km² e sua população chega a 89, 5 mil habitantes. Os rios principais da UTE Águas da Moeda são: Rio do Peixe, Ribeirão dos Marinhos, Ribeirão Congonhas, Córrego Padre Domingos e Córrego Água Limpa, com extensão de 42,36 Km dentro da área delimitada para a Unidade Territorial.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Michelle Parron
*Fotos: Michelle Parron