Subcomitê Águas do Gandarela elege coordenação-geral

03/11/2015 - 13:38

Com a proposta de preservar a Serra do Gandarela e de unir os municípios que a integram (Caeté, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima) em prol da qualidade e quantidade de água, o Subcomitê Água do Gandarela, pertencente ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou, no dia 29 de outubro, na Câmara Municipal de Raposos, a eleição de criação do Subcomitê e seu coordenador-geral.

Para definir o coordenador-geral do SCBH Águas do Gandarela os presentes dividiram-se em três grupos (sociedade civil, poder público e usuários de água). Cada grupo elegeu um candidato para definir o coordenador-geral.

Foi eleito como coordenador-geral, Glauco Gonçalves Dias, da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Raposos (ASCAR) que representa a sociedade civil. “Ser o representante da sociedade civil é uma responsabilidade muito grande, pois são pessoas que defendem de fato a preservação da água e não outros interesses. Sinto-me honrado por ter sido eleito como o coordenador-geral e no que depender de mim vou defender cada nascente que faz parte do Subcomitê Águas do Gandarela”, afirma.

Também foram eleitos Eduardo Junqueira dos Santos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como coordenador do poder público e Lidiany Almeida Fonseca, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caeté (SAAE Caeté), como coordenadora dos usuários de água.

 

Confira as fotos da eleição

[Gallery-H album=’EleicaoAguasDoGandarela29102015Raposos’ template=’t1]

 

A Serra do Gandarela

A Serra do Gandarela faz parte da Reserva da Biosfera do Espinhaço e é um grande reservatório natural de água, que serve às bacias dos rios das Velhas, São Francisco, Piracicaba e Doce. Além disso, o Gandarela forma um corredor ecológico natural com o Caraça, unindo as duas bacias.

É o mais importante manancial que abastece o Rio das Velhas, acima da captação de água da Copasa em Bela Fama, sistema que fornece mais de 60% da água consumida por Belo Horizonte e 45% da água que abastece a região metropolitana. As águas desta serra servem também aos municípios de Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara e outros mais populosos como João Monlevade e Ipatinga.

 

Mapoteca

UTE_Aguas do Gandarela_CBH Rio das Velhas

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br