Subcomitê Caeté Sabará elege nova coordenação que propõe gestão participativa

11/05/2015 - 11:29

Com o intuito de fortalecer o diálogo e presença dos integrantes dos Subcomitês e com isso o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, eleições estão acontecendo esse mês em vários desses órgãos. No dia 6, foi a vez do Subcomitê Caeté Sabará eleger sua nova coordenação.

O processo aconteceu de forma tranquila e transparente. Integrantes antigos e novos puderam conhecer mais sobre o Subcomitê e se inteirar do processo de votação. Após discutirem os assuntos e expectativas, os membros do Subcomitê se reuniram em grupos, votaram e elegeram como representante titular da sociedade civil, Ademir Martins Bento (Ong MACACA); dos usuários, Lidiane Fonseca (SAAE-Caeté) e do poder público, Júlio Bernardes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sabará).

Os três assumiram propondo diálogo, articulação e mobilização em torno dos problemas que enfrentam a sub-bacia. “Temos que estar atentos ao diálogo que deve ser constante em movimentos de articulação e mobilização dos projetos e ações em prol da bacia”, disseram.

Admir Martins Bento foi reeleito coordenador geral e se dispôs a continuar o trabalho. “Temos que avançar e ampliar a discussão sobre nossos recursos hídricos e discuti-la com a população”, disse ao afirmar que: “aceito o desafio, mas preciso de todos. Somos um exército e por isso quero contar com a força do grupo. Estamos no mesmo caminho e o foco deve ser sempre a Bacia do Rio das Velhas”. Ainda segundo ele, a preocupação atual deve ser produzir água e a bacia tem vocação para isto.

Veja as fotos

[Gallery-H album=’EleicaoCaeteSabaraCaeteMG06052015′ template=’t1]

Parceria

O reitor da Faculdade de Sabará, Márcio de Lima Guerra, esteve na reunião e colocou a instituição à disposição do Subcomitê. “Nossa universidade estará sempre aberta ao Subcomitê. As ações que envolvem os recursos hídricos e a preocupação com o futuro das águas são essenciais e nossa instituição quer participar e acompanhar de perto esse processo”, disse.

“Hoje recebemos a Faculdade de Sabará no qual teremos o privilégio e a alegria de poder trabalhar juntos ações em prol da bacia do Rio das Velhas. Que essa parceria perdure. Ficamos muito fortalecidos com isso”, ressaltou Ademir Bento.

Veja como ficou a composição do subcomitê


 

Preocupações

Segundo Ademir, as maiores preocupações do Subcomitê são os recursos hídricos e a falta de saneamento. “Não podemos discutir água apenas onde consumimos, mas onde ela é produzida. Se não tivermos uma área de recarga protegida não teremos água em quantidade e qualidade”, destacou ao argumentar que “uma das grandes discussões do momento deverá ser como criar políticas para a área rural e fortalecer o produtor de água”.

“Junto aos meus outros companheiros de coordenação quero buscar um novo modo de discutir as situações que virão até nós. A tarefa não será fácil, mas com a ajuda de todos podemos chegar a boas ações. Nossa gestão será participativa”, completou o coordenador.

A próxima reunião do Subcomitê ficou agendada para o dia 10 de junho, na Faculdade de Sabará.

Conheça a região

montagem_fotosFotos: Acervo TantoExpresso (Bianca Aun)

Veja o mapa da bacia


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br