Subcomitê Nascentes se reúne e aponta participação e mobilização junto ao CBH rio das velhas

10/09/2014 - 15:28

Recentemente criado, em sua primeira reunião, Subcomitê Nascentes destaca importância da visão do território da Bacia como um todo.

Em sua primeira reunião, o Subcomitê Nascente, aprovado recentemente na última Plenária do Comitê Hidrográfico do Rio das Velhas reuniu em Ouro Preto, no Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas integrantes e membros de outras entidades. Empenhados em acompanhar toda a pauta, os integrantes, coordenados por Ronald de Carvalho Guerra iniciaram os trabalhos destacando a importância do Subcomitê para a Bacia do Rio das Velhas.

Para o coordenador geral do Subcomitê, Ronald Carvalho, o objetivo é que, o Subcomitê provoque mudanças nas políticas públicas de revitalização da Bacia. “Dessa forma quebramos a inércia que existe quanto às políticas voltadas aos recursos hídricos”, disse. O Subcomitê, como informou, é formado por representantes dos diversos setores da sociedade civil organizada, do setor produtivo – que são os usuários das águas – e pelo poder público em suas diversas instâncias.

Veja as fotos da reunião

[Gallery-H album=’1ReuniaoSCBHNascentesOuroPretoMG05092014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Michelle Parron)

Unidade Territorial Nascentes

A Unidade Territorial Nascentes envolve dois municípios: Ouro Preto e Itabirito, nascentes altas do rio das Velhas. “Estamos falando da calha do rio das Velhas até a barragem do rio de Pedras e seus afluentes da margem esquerda e direita. Na margem direita, temos vários pequenos afluentes que terminam no Rio de Pedras, em Acurui. Já na margem esquerda, alguns afluentes mais relevantes como o Ribeirão do Funil, o Córrego do Maracujá, que deságua a montante da barragem Rio de Pedras. Esse é o nosso território”, afirma Ronald.

Para ele, uma unidade importante e que por envolver dois municípios despertará a participação de ambos nas políticas de revitalização. “Parte do município de Itabirito está envido e é muito bom que seja assim, pois teremos a participação política dos dois municípios. Com isso rompemos a questão da visão municipalista e entramos na visão do território da bacia hidrográfica como um todo”, esclarece.

Veja fotos da Unidade Territorial Nascentes

[Gallery-H album=’RegiaoDasNascentesDoRioDasVelhasCachoeiraDasAndorinhasESaoBartolomeu’ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Bianca Aun)

Plano de manejo do Parque Cachoeira das andorinhas

A reunião também deliberou sobre o recurso do plano de aplicação para elaboração do plano de manejo do Parque Municipal Cachoeira das andorinhas. “O parque municipal foi criado em 2005, tem uma estrutura já consolidada com infraestrutura e administração. É gerido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, e é justamente a primeira cabeceira do rio das Velhas. Um conjunto de pequenas nascentes que foram a calha do rio”, explica ao revelar que o plano de manejo visa melhorar o diagnóstico da região e elaborar um planejamento para a área. “O plano tem uma característica própria, pois não trabalha apenas o território do Parque que são 626 hectares, mas as várias sub-bacias que estão no entorno como as do Córrego São Bartolomeu, Olaria e outras que formam um território em torno de 1.500 hectares, já numa visão de planejamento de bacia hidrográfica. Ainda segundo o coordenador geral, o plano é fundamental para que de uma forma ampla e participativa possam ser discutidos todos os caminhos futuros de gestão do Parque quanto à infraestrutura e planejamento. Conheça o Parque Cachoeira das Andorinhas

Após a criação do Comitê, as expectativas são muitas e como avalia Ronald, o caminho é a participação. “Ficamos muito felizes por ver o Subcomitê criado com uma ampla mobilização e participação de várias instituições. Nossa primeira reunião foi participativa e representatividade. O que demonstra a importância da nascente do rio das Velhas para toda a bacia hidrográfica. O caminho agora é providenciar a proteção desses mananciais e das sub-bacias com o desenvolvimento do local. Compatibilizar as duas coisas. Temos a expansão urbana de Ouro Preto caminhando para dentro da bacia do rio das Velhas e precisamos enxergar isso de uma forma mais planejada”, declara.

Ainda foram apresentados os programas de saneamento do SEMAE/Ouro Preto e do Serviço de Água e Esgoto de Itabirito (SAAE).

Conheça a apresentação do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (MG)


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br