Subcomitê Rio Cipó elege nova coordenadora em reunião

23/08/2017 - 17:00

A 40ª Reunião Ordinária do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cipó (SCBH Rio Cipó), realizada na última segunda-feira (21 de agosto), no Distrito Serra do Cipó, definiu a nova coordenadora-geral da entidade para a gestão 2017-2019. Sônia Maria Correia Oliveira, da Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, foi eleita para suceder Fernanda Souto Loyola, do Instituto Guaicuy, na liderança do Subcomitê.

A nova coordenadora falou das expectativas à frente do cargo. “Além de dar sequência ao ótimo trabalho desenvolvido pela Fernanda, espero que o SCBH possa agora partir para o operacional. A gente vê que as vezes ficamos muito nas discussões, nos projetos, nos estudos, então espero que possamos fazer alguma coisa realmente efetiva em relação ao Rio Cipó”, disse Sônia.

Na coordenação do segmento de poder público, Yasmin Maia Maciel, da prefeitura de Jaboticatubas, assumirá o cargo. Já no segmento de usuários, Márcio Alvarenga Miranda, da Cedro Cachoeira, estará à frente.

321_Reunião Subcomitê Rio Cipó_UTE Rio Cipó_Serra do Cipó_MG_foto Bianca Aun_Tanto Expresso_CBHVelhas_20ago2017
Sônia Maria Correia Oliveira (à direita), da Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, irá suceder   Fernanda Souto Loyola (à esquerda), do Instituto Guaicuy, como coordenadora do SCBH Rio Cipó.

Informes e apresentações

Ainda no encontro, o professor do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Thiago Cotta Ribeiro, apresentou os resultados do Diagnóstico Ambiental do Ribeirão Soberbo. Por meio da análise biológica da coleta de peixes e insetos aquáticos, e físico-química de amostras de águas, além da aplicação de questionários socioambientais, o estudo promoveu uma verdadeira fotografia da qualidade ambiental do ribeirão que corta o distrito da Serra do Cipó. “Optamos em promover o estudo no Ribeirão Soberbo em razão da sua importância, por ser o primeiro afluente do Rio Cipó e pelo apelo turístico que tem, sobretudo por ser o rio da Cachoeira do Véu da Noiva e atravessar todo o distrito. Mas a ideia é que ele seja um piloto e que possamos expandir a pesquisa para outros afluentes do Rio Cipó”, contou.

Confira a apresentação sobre o Diagnóstico Ambiental do Ribeirão Soberbo:

 

Representando o Instituto Espinhaço, Mariana Morales promoveu apresentação a fim de articular possíveis formas de execução do projeto ‘Plantando o Futuro’ na UTE Rio Cipó. Lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2015, o projeto se apresenta como o maior e mais ousado esforço de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região da Serra de Espinhaço. Para tal, tem como objetivo plantar 30 milhões de árvores de diversas espécies em 20 mil hectares, até dezembro de 2018. “Nossas prioridades são as nascentes de rios e seus afluentes, áreas degradadas, matas ciliares, além de arborização urbana. Apenas na UTE Rio Cipó, nossa meta é plantar 300 mil mudas de espécies nativas numa área de 290 hectares, que envolve os municípios de Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho”, explicou.

Veja a apresentação sobre o Projeto ‘Plantando o Futuro’:

 

A reunião também foi precedida de informes, que apresentou o status das ações do Grupo de Trabalho sobre o Esgotamento Sanitário no Ribeirão Soberbo, além dos projetos hidroambientais em curso apresentados pelo SCBH Rio Cipó.

Veja todas as fotos da reunião:

UTE Rio Cipó

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho, em uma área de mais de 2 mil km². Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes do Rio das Velhas. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 km de extensão, além do Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br