Subcomitê Rio Itabirito realizou visita na Mina de Fábrica da empresa Vale

17/04/2017 - 17:46

Com o objetivo de dar continuidade às atividades e discussões sobre o vazamento da tubulação de rejeito, o Subcomitê Rio Itabirito realizou na terça – feira (11/04), uma visita técnica na Mina de Fábrica da empresa Vale, em Ouro Preto (MG).

Iniciando a visita, representantes da Vale falaram sobre a importância da empresa participar nas discussões do Subcomitê e das instituições que integram a entidade ambiental nas ações da mineradora a respeito do rompimento da tubulação. “Houve falhas, mas a Vale está disposta a ser transparente”, informou Renato Gomes da mineradora.

Para entender, no dia 12/03, aconteceu na Mina de Fábrica da mineradora Vale, o rompimento de uma tubulação que transportava rejeitos de minério de ferro. Os rejeitos desceram por meio de uma canaleta e caíram no Córrego Prata, depois passou para o Córrego Almas e na sequência atingiu o Ribeirão Mata Porcos que se transforma no Rio Itabirito, afluente do Rio das Velhas. Com o rompimento, o Rio Itabirito ganhou uma coloração avermelhada, contaminando o manancial.

Durante a visita, a empresa informou que quando foi detectado o rompimento, a tubulação de rejeito foi interrompida e um trabalho de limpeza foi iniciado nos afluentes (Córrego Prata, Córrego Almas e Ribeirão Mata Porcos) do Rio Itabirito. A empresa ainda informou que, o duto que rompeu foi isolado e a transposição do rejeito da mina para a barragem está sendo realizada por outra tubulação mais nova.

Sobre isso, o mobilizador social do CBH Rio das Velhas, Jeam Marcel falou que com a visita foi possível entender melhor o ocorrido, desde o processo do incidente do duto até as medidas de recuperação propostas pela mineradora. “Vimos as medidas que foram tomadas para a retirada de material que estava nas margens do cursos visitados, além disso não havia sinais de turbidez e visualmente as águas estavam límpidas”, observou.

Na visita, os conselheiros fizeram questionamentos sobre a situação da estabilidade das barragens que existem na mina e sobre os impactos que um rompimento poderia causar a captação de água em Bela Fama.

Estiveram presentes representantes da Defesa Civil de Itabirito, SAAE de Itabirito, Instituto Estadual de Florestas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto.

Veja as fotos da visita:

Saiba mais:

Tubulação de mineradora rompe, rejeitos chegam a Bela Fama e comprometem a qualidade da água que abastece a RMBH

Nota Pública do CBH Rio das Velhas sobre o rompimento do duto de minério da Mina da Vale e contaminação do Rio das Velhas

Subcomitê Rio Itabirito realiza reunião extraordinária para tratar das questões sobre o rompimento da tubulação da Vale e que comprometeu o curso d’água


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br