Subcomitês Guaicuí e Poderoso Vermelho debatem propostas para 2016

29/01/2016 - 15:54

Em continuidade com as atividades do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), os Subcomitês Guaicuí e Poderoso Vermelho realizaram reuniões para discutir e nortear novas estratégias e ações para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos em prol do Rio.

Aconteceu na terça-feira (26), na Secretaria de Educação de Várzea da Palma, encontro do Subcomitê Guaicuí. Estiveram presentes o coordenador geral, Jacqueson Azevedo representante da prefeitura de Várzea da Palma; o coordenador de usuários, Warley Romem, representante da Copasa; o coordenador da sociedade civil, Rui Resende, representante da Associação Comercial de Várzea da Palma, o conselheiro Marilson Dalla da Emater e os convidados Kayron Gabriel da Emater e o Secretário de Educação de Várzea da Palma, Ronan Leal.

reuniao_guaicui
Reunião do Subcomitê Guaicuí em Várzea da Palma (MG)

Os presentes discutiram a possibilidade da criação de uma Unidade de Conservação no município de Várzea da Palma, à margem direita do Rio das Velhas. Para isso, elencaram a necessidade de participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o qual já compõe o conselho, e a aproximação do Subcomitê com o INCRA. Outro assunto abordado foi a questão do cercamento das Áreas de Preservação Permanente proposto na UTE Guaicuí pelo IEF e, para isso, em 2015, foram realizadas três visitas de campo nas áreas. Os conselheiros também estudam a possibilidade de cercamentos nos municípios de Lassance e Várzea da Palma.
Os presentes manifestaram o interesse em acompanhar o atual estágio da demanda do Projeto Hidroambiental junto ao Comitê e a AGB Peixe Vivo. Sobre os eventos, discutiram a possibilidade de realização de um Encontro de Subcomitês inédito na UTE Guaicuí e da realização de momentos de capacitação no Subcomitê, como a oficina sobre Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH ) a ser realizada na UTE pela equipe de Mobilização.

fotos_regiaodoguaicui
Região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Guaicuí.

Já na quinta-feira (28), aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente de Santa Luzia, encontro do Subcomitê Poderoso Vermelho. Estiveram presentes o coordenador-geral, Deusdedite Aguiar, representante da Prefeitura de Santa Luzia; a coordenadora de usuários, Daniela Amorim representante da ELEBAT e LACTALIS; o coordenador da sociedade civil, José Nildo de Oliveira representante do Projeto Movimento de Apoio e os conselheiros Júlio Bernardes da Prefeitura de Sabará e Ocimar Silva da Prefeitura de Santa Luzia como convidados.

reuniao_poderoso vermelho
Reunião do Subcomitê Poderoso Vermelho em Santa Luzia (MG).

Os coordenadores e convidados reuniram-se a fim de traçar estratégias e ações do Subcomitê no ano de 2016. Assim, decidiram que os próximos trabalhos serão relacionados à preservação e recuperação da bacia do Rio Vermelho e de suas nascentes.
Outros assuntos tratados foram o planejamento de eventos em torno da bacia e a necessidade de se conhecer os usos que se faz dos recursos hídricos, especialmente em Santa Luzia, por conta da expressiva quantidade de usuários de água. Desse modo, decidiram que os usuários de água farão apresentações periódicas nas reuniões, onde abordarão as formas e modalidades dos usos.
Por fim, os presentes falaram sobre a necessidade de discutir a demanda do Projeto Hidroambiental do Subcomitê com a presidência do CBH Rio das Velhas.

fotos_regiaopoderosovermelho
Região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br