Evento discutirá políticas estratégicas para a Bacia do Velhas, responsável por 60% da água que abastece BH e que atualmente está em situação grave

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realiza nos dias 02 e 03 de julho o V Encontro de Subcomitês, no Balneário Rio de Pedras, em Itabirito (MG). O evento tem como objetivo reunir os representantes das sub bacias do Rio das Velhas para aprimorar os processos de gestão.

“Ninguém melhor que os atores locais para conhecerem suas prioridades. Por isso a importância dos subcomitês que tem um relevante papel de articuladores locais das entidades existentes na Bacia e que possuem funções públicas relacionadas às questões ambientais, sociais e educacionais”, afirma a Diretoria do CBH Rio das Velhas.

A proposta do Encontro, segundo a Diretoria, é aprimorar a gestão do Comitê em prol do fortalecimento dos subcomitês. “Os subcomitês conseguiram uma crescente inserção na política, nas ações e nas intervenções em desenvolvimento no seu território de trabalho. Assim, podemos entendê-los como instrumentos de gestão participativa”.

comites

Fotos de arquivo

Subcomitês

Os Subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub bacias do Rio das Velhas. Sua contribuição se faz nas propostas de melhoria da quantidade e qualidade das águas locais, contribuindo no planejamento e aprimoramento da gestão das águas da Unidade Territorial Estratégica pertencente. Outra atribuição do Subcomitê é revelar os conflitos referentes aos recursos hídricos e levar ao conhecimento do CBH Rio das Velhas e dos órgãos e entidades competentes os problemas ambientais constatados.

Crise hídrica

O Rio das Velhas, na Grande BH, entrou em estado de atenção no mês de maio porque apresentou baixa vazão em sete dias analisados. O manancial, de onde vêm 60% da água que
chega às torneiras da capital e que vinha sendo mantido como uma das esperanças para o abastecimento na região, agora está com baixo volume, assim como os reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores.

Semana Rio das Velhas

Com o intuito é debater a cultura da escassez, a crise hídrica e os desdobramentos de toda essa situação e como ela afeta a Bacia do Rio das Velhas, essencial fonte de água da capital, Região Metropolitana e cidades da Bacia, o CBH Rio das Velhas realizará a Semana do Rio das Velhas.

Além do V Encontro de Subcomitês, a Semana também inclui um treinamento para os participantes do Projeto Amigos do Rio, que monitoram as águas do Rio das Velhas. E, ainda, a realização de mais uma edição do FestiVelhas, em parceria com o Projeto Manuelzão. Aberto ao público, o Festivelhas contará com a participação de artistas, agentes culturais, professores e estudantes, no intuito de promover a preservação e a discussão da diversidade cultural em tempos de escassez.

Confira a programação completa em www.cbhvelhas.org.br

convite-encontro-de-subcomitê

Assessoria de Comunicação
CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br
31 3222 8350
31 8892 1800